TUTORIAL - Como verificar se um aparelho celular está bloqueado ou com restrições no Brasil

O IMEI é o código de identificação única de um aparelho celular (igual ao CPF para pessoa física) e a principal maneira de se descobrir a situação do aparelho. Através do IMEI, alguém que teve um celular roubado pode impedir que o aparelho seja registrado novamente na
operadora. Por isso, antes de comprar qualquer dispositivo de segunda mão, é importante verificar se está tudo certo com o aparelho.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferece ferramentas para que a pessoa confira a situação do seu aparelho celular. Aparelhos com dois chips possuem dois códigos IMEI por padrão, sendo assim é importante ter os dois anotados e verificados checados. Por isso que trago esse tutorial de como verificar se um aparelho celular está bloqueado ou com restrições.

Vamos lá:

1 – Você precisa descobrir o IMEI do aparelho (tem um tutorial aqui no site sobre isso, clique AQUI). Existe três formas de se descobrir: olhando a etiqueta da caixa do aparelho, caso a bateria for removível pode-se olhar etiqueta atrás da bateria e digitando o código *#06# no discador do celular.

2 - Após anotar o IMEI, acesse a página da Anatel pelo endereço, http://www.anatel.gov.br/celularlegal/imei, depois clique em CONSULTE AQUI A SITUAÇAO DO SEU APARELHO CELULAR.


3 - Na página CONSULTA CELULAR LEGAL, há um indicador no canto superior direito do site que nos mostra a ultima atualização do banco de dados de IMEI registrados. O prazo de bloqueio varia entre 12 e 24 horas após a comunicação à operadora.


4 - No campo IMEI, digite o IMEI anotado de seu aparelho depois no campo abaixo, insira os caracteres da imagem de confirmação, em seguida clique em consultar.

O resultado que for mostrado, o site informará se o IMEI possui alguma restrição para uso.

5 - O serviço que a Anatel disponibiliza, diz apenas se o IMEI está liberado ou não. Mais vem crescendo a pratica de clonagem de códigos e é que um aparelho roubado esteja usando a numeração copiada de outro telefone. Nesses casos, o site IMEI24.com, é um site que, além de verificar a numeração IMEI, mostra qual o modelo original registrado, assim você pode saber se ele bate com o aparelho que você tem em mãos.


Basta entrar no site IMEI24.com, depois digitar o IMEI de seu aparelho e clique em CHECK.


Pronto pessoal agora voces já pode saber se o IMEI de seu aparelho esta ou não restrito e também saber se o modelo de seu aparelho é o certo registrado no IMEI.

0 comentários:

Postar um comentário