Antes e depois - Manutenção preventiva em Fonte ATX

Muitos usuários não dão muito importância para a fonte ATX do computador, sempre estão de olho no processador e placa de vídeo, mais o principal do computador é a fonte ATX, sem ela, é impossível ligar o computador, não é mesmo?


Por isso, um cliente me procurou e me disse que sua fonte ATX não estava com o cooler funcionando, mais as tensões estavam tudo Ok, ao abrir a fonte ATX eu me deparei com o fio do cooler solto da placa, fora também que a fonte ATX por dentro esta muito suja de poeira e sujeira grossa, inclusive nos componentes tinha insetos.

Com esse caso em mãos, eu já comecei a fazer a manutenção preventiva. Vocês sabem o que realmente é uma manutenção preventiva?

É o seguinte:

A manutenção preventiva é toda a ação de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção não aumenta a confiabilidade, apenas leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.

Manutenção preventiva é uma ação planejada de tarefas de prevenção de forma constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros. A manutenção preventiva é a monitoração de um determinado objeto estudado para evitar que ele apresente erros ou se quebre.

Nessa manutenção foi feita a re-soldagem do fio solto da placa e limpeza geral da fonte ATX, as fotos abaixo vocês poderão  ver o antes e depois dessa manutenção.

ANTES:

Sujeira na placa e nos contatos de solda, pode ocorrer falhas nos circuitos, fazendo a fonte ATX não ter um bom funcionamento.


 Sujeira na carcaça da fonte pode com o tempo se acumulando e com isso atrapalhar o fluxo de ar.


Sujeira nos componentes também pode fazer com que a fonte não funcione bem e também podendo causar um curto.



Sujeira no cooler é o ponto que muitos não se atentam, nessa foto até que não tinha muito por que o dono ja tinha passado um secador de cabelo (NÃO RECOMENDO).


DEPOIS:

Sujeira removida com limpeza geral, foi feito duas limpezas na fonte.



Bom pessoal, espero ter ajudado com essas imagens e trabalho realizado. Para saber mais informações sobre meu trabalho, mande um e-mail ou ligue.

0 comentários:

Postar um comentário