TUTORIAL - Mouse travando os cliques e falhando o cursor, o que pode ser?

Um cliente veio até mim questionar sobre seu mouse estar apresentando mal comportamento em seu uso, dizendo que toda vez que clicando os botões não respondia de primeira e sim depois de vários cliques seguindo e também do cursos ficar travando na tela, não tinha uma rolagem suave como padrão. 

Por isso que resolvi trazer esse tutorial sobre Mouse

Com o passar do tempo o mouse acumula sujeira e resíduos na placa eletrônica, assim o seu funcionamento pode-rá começar a apresentar falhas, como: os cliques não funcionam de primeira (tendo que ficar clicando varias vezes para selecionar uma unica vez, ou até mesmo cliques fortes, assim estragando o botão) o leitor óptico, não tendo boa leitura (o cursor fica travando na tela), com isso o mouse perde sua vida útil rápida e o usuário vai e joga fora, mais nem sempre se deve jogar fora, uma boa limpeza interna e externa, pode resolver o problema 100%, fazendo o mouse voltar a funcionar perfeitamente.

Por isso que venho trazer um tutorial muito eficiente e que com certeza vai ajudar muita gente em questão do mouse estar apresentando esses tipos de falhas.

Vamos lá:

1 - Os materiais que iremos utilizar nesse tutorial é:

Chave de Philips
Pincel ESD
Pincel pequeno de pintura
Álcool isopropílico (99%)

2 - Com a Chave de Philips irei abrir o mouse (só contem dois parafusos).

3 - Depois irei desmontar o mouse peça por peça e deixarei separados (como mostra a foto).


4 - Como vocês podem perceber na placa eletrônica do mouse, se formou alguns pontos de zinabre e pontos corrosivos, isso faz com que o funcionamento do mouse não seja perfeito e ocorra os defeitos citados a cima.


5 - Para remover esses resíduos e deixar a placa 100% funcional, irei usar o Álcool isopropílico e o Pincel ESD.

Pode-se usar bastante Álcool isopropílico (para esse tipo de limpeza) depois esfregue bem os contatos com o Pincel ESD (tomando cuidado para não danificar os demais componentes)

6 - Após a limpeza é só deixar secar ao ar mesmo, enquanto isso com o Pincel pequeno de pintura vai limpando a carcaça do mouse, botões e o rolamento.

7 - Agora é só montar o mouse tudo certinho e pronto, esta tudo perfeito.

Bom pessoal espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer duvida deixe nos comentários.

2 comentários:

  1. bom dia! anigo, estou com um problema. quando clico em um arquivo ou ate mesmo no hd, automaticamnete abre o campo de digitar, e as vezes trava, mas ja fiz de tudo, inateli drive, troquei mouse, portas de entrada usb, formatei, mudei as configarações do mouse, as vezes ele volta ao norma, mas depois fica asssim. gostaria de uma ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,

      bom, esse comportamento é novo para mim, irei dar uma pesquisada no que pode estar gerando esse "problema" e retorno aqui mesmo.

      Excluir