TUTORIAL - Como fazer 3 tipos de técnicas importantes de emendas de condutores

Neste tutorial vou ensinar algumas técnicas importantes de emendas de condutores e manipular corretamente as ferramentas utilizadas na construção destas emendas.


Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de realizar uma emenda e dependendo da situação, levando em consideração o espaço e a disposição dos cabos a serem emendados devemos usar diferentes técnicas.
Existem várias formas de construir uma emenda, vejamos as três mais comuns:

* Derivação
* Prolongamento
* Rabo de Rato

Vamos lá:

1 - EMENDA TIPO RABO DE RATO
Este tipo de emenda é considerado emenda para caixa de derivação ou caixa de passagem.
Inicialmente teremos que nos atentar em remover aproximadamente 3cm da capa que envolve os cabos a serem emendados, esta dimensão pode variar de acordo com a área do cabo (bitola).

Com auxílio de dois alicates deverá ser unido os dois condutores colocando um ao lado do outro para que possamos iniciar a emenda entre os condutores.

Realize um movimento de torção entre os alicates a fim de que ambos os condutores se envolvam um ao outro.

Atente-se para que não ocorra de um condutor enrolar ao outro e sim que exista a torção entre eles
Por fim, dobre o condutor e realize a isolação com fita isolante e dependendo da situação use a fita de alta fusão para melhorar o desempenho da emenda.

2 - EMENDA TIPO PROLONGAMENTO
A emenda tipo Prolongamento têm a finalidade proporcionar o aumento do comprimento da linha elétrica. Além de garantir um excelente contato elétrico, este tipo de emenda proporciona grande resistência mecânica entre os condutores.
Inicialmente, desencape os condutores a serem emendados, cerca de 5cm cada.
Observação: O condutor deverá se desencapado numa extensão de aproximadamente 50 vezes seu diâmetro.

Logo após, devemos colocar ambos condutores unidos, atente-se de não executar a emenda com a mão, utilize-a somente para o posicionamento dos condutores, no momento de executar a emenda devemos executá-la com alicates apropriados.

Utilizando dois alicates envolva um dos condutores ao outro, realizando assim a torção de um condutor sobre o outro. Em seguida faça o mesmo com o segundo condutor, porém, em sentido contrário, garantindo que ambos sejam unidos firmemente para que não haja mal contato na emenda.

É importante garantir que nesta emenda, cada condutor realize de 4 a 6 voltas sobre o outro, garantindo assim um excelente contato elétrico e também a resistência mecânica.


3 - EMENDA DO TIPO DERIVAÇÃO
A emenda do tipo Derivação é utilizada quando existe a necessidade de criar um ramal de alimentação a partir de uma linha já existente.
Inicialmente, desencape os condutores a serem emendados.
Para realizar esta emenda desencape o condutor principal em aproximadamente 20 vezes seu diâmetro. Desencape o condutor a ser derivado em 50 vezes o seu diâmetro

Com auxílio de um segundo alicate universal enrole o condutor derivado sobre o condutor principal, lembre-se de sempre manter as voltas uma ao lado da outra, garanta que tenha entre 4 a 6 voltas.

Bom pessoal, espero ter ajudado com esses importantes técnicas de emendas, qualquer duvida deixe nos comentários.


0 comentários:

Postar um comentário