Explicação do: Por que minha internet contratada de 10 MEGA não me proporciona 10 MEGA de download ?

Olá pessoal, não venho trazer mais um tutorial e sim mais uma explicação relacionado à internet. Eu já fiz um artigo parecido como este, deem uma olhada no artigo chamado: Por que as views do Youtube trava nos 301?

Muitos me perguntam sobre a velocidade da internet; Eu assino 4 MEGA mais não recebe 4 MEGA de download. 



Nesse artigo logo abaixo estarei explicando detalhe por detalhe do por que isso acontece, assim vocês não cairão em pegadinhas das prestadoras de serviços de internet.
Isso acontece porque estamos falando de medidas diferentes pessoal. E essa confusão, está relacionada a palavra “MEGA” pelas prestadoras de serviços que fazem com que muitas pessoas acreditem estar contratando um serviço com velocidade em MEGABYTES enquanto na verdade ele está em MEGABITS.

Vamos entender: MEGABYTES e MEGABITS
Como o termo MEGABYTES é muito mais conhecido do que MEGABITS, o anúncio de uma velocidade como “MEGA” traz certa confusão.
Para entender esta diferença, vamos começar fazendo a conta com as medidas “BÁSICAS”. Cada BYTE é composto por 8 bits, um KILOBYTE é composto por 1024 BYTES e logo, um MEGABYTES possui 1024 KILOBYTES.
O BIT e o BYTE deram origem a mais duas unidades de grandeza: BPS (bits por segundo) e o B/s (bytes por segundo). As duas unidades pertencem à grandeza “TAXA DE TRANSFERÊNCIA” e também são responsáveis por boa parte das reclamações recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de serviços de Internet. 
A taxa de transferência normalmente é expressa em KB/s (kilobytes por segundo). Se um BYTE é igual a 8 BITS, obviamente a taxa de transferência terá um valor oito vezes menor.  Se você quer saber qual será sua taxa real de download, faça o cálculo “dividindo por 8”.
O resultado será um valor aproximado, pois um pouco desta velocidade deve ser descontada para o fluxo de dados. Logo abaixo segue uma tabela para vocês entenderem melhor;

Para saber aproximadamente quanto tempo o download de um programa vai demorar, você pode fazer o seguinte cálculo:

Primeiro, transforme o tamanho do programa para KILOBYTES. Vamos utilizar um programa de 50 MB como exemplo:
50 x 1000 = 50000 Kbps
Em seguida, divida o resultado pelo valor da velocidade do download contratada. Digamos que sua conexão seja de 1 Mbps, o que leva a uma velocidade de download de 125 KB/s.

50000 / 125 = 400 Kbps
Então, como o valor encontrado está em segundos, divida-o por 60. O resultado será o tempo aproximado (em minutos) que o download deverá demorar.
400/60 = 6,66 minutos
É isso ai pessoal, espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas relacionadas a velocidade da internet contratada.

Lembrando pessoal que não existe serviço de internet sendo vendida em 10 MEGA e seu download será em 10 MEGA, OK?

Sempre pesquisem a velocidade que vocês provavelmente irão usar e que caibam no seu bolso. Até a próxima pessoal, qualquer dúvida entre em contato.

2 comentários: