TUTORIAL - Como atualizar o BIOS do seu computador (notebook)

Neste tutorial vou ensinar a como atualizar a BIOS do seu computador (notebook). BIOS significa Sistema Básico de Entrada e Saída (Inglês Basic Input/Output System) e diz respeito a um grupo de instruções que agem diretamente com os componentes do hardware, permitindo testá-los, configurá-los e fazê-los trabalhar corretamente juntos ao
Sistema Operacional. Alguns códigos armazenados no BIOS são os primeiros a serem executados quando ligamos o nosso computador.

Toda vez que você incluir um novo componente (hardware) ao seu computador, como por exemplo uma placa de vídeo, o BIOS deve ser capaz de reconhecê-la e iniciar o funcionamento do sistema. O POST (Power On Self Test) vai verificar se todos os componentes fundamentais do sistema estão funcionando corretamente logo quando o computador for ligado. Este é o procedimento que sempre ocorre quando você aperta o botão de LIGAR e percebe que os seus discos são reconhecidos, a memória é testada, a placa de vídeo é iniciada. É um trabalhão que acontece antes mesmo do Sistema Operacional tomar conta.

Sabe o por que atualizar o BIOS?

BIOS é um software e periodicamente o fabricante pode lançar atualizações que podem corrigir eventuais erros, como: melhorias de performance, dar suporte a novos dispositivos e componentes que não eram compatíveis com a versão anterior. 

Se por acaso você adicionou uma placa ultra moderna e ela não está trabalhando corretamente ou sequer foi reconhecida, provavelmente é extremamente justificável procurar uma nova atualização. No caso de correção de falhas e aumento de performance, recomendo analisar antes quais são essas correções e se realmente elas se justificam.

Existe riscos ao atualizar o BIOS, saiba qual;

o BIOS é um sistema gravado em um chip da sua placa mãe que funciona antes mesmo do Sistema Operacional poder começar os seus trabalhos. Qualquer falha nesses programas básicos vai comprometer o funcionamento do computador, que não vai ter a chance de instruir o seu Sistema Operacional a começar a funcionar. Resumindo: sem o software adequado, o seu hardware literalmente MORRE.

Se por algum motivo a atualização do BIOS for interrompida, seja por um desligamento forçado ou falta de energia elétrica, os dados gravados no chip podem se corromper e aí fica muito difícil ressuscitar esse computador (é possível, mas o processo é muito  complexo e nem sempre funciona).

Algumas placas mais modernas são capazes de perceber que o BIOS está corrompido e sobrescrever o software danificado com uma espécie de cópia de segurança vinda de fábrica.

Vamos lá:

1 - Se a sua placa mãe for nova (fabricada a partir de 2008), o processo é bastante simples. Basta descobrir o fabricante do BIOS e o modelo da placa mãe e baixar a versão mais atual do sistema no site do fabricante.

2 - Para descobrir o fabricante do bios e o modelo da placa mãe clique AQUI.

3 - Após descobrir tudo certinho, entre no site do fabricante da placa mãe (motherboard ) e procure a atualização exatamente para o seu modelo.

4 - Irei apresentar com o modelo da minha placa. Entrei no site do fabricante, procurei a área de suporte, download de drivers e atualizações e cheguei à essa área.



5 - Verifique a data da versão e se seu sistema está atualizado. 

O processo de atualização não leva mais que alguns poucos minutos e não pode ser interrompido de forma alguma. Por isso sempre siga esses precauções abaixo:


  • Não faça esse processo fazendo outras tarefas no computador. O ideal é reiniciar a máquina, aguardar a carga completa do sistema e só então executar a atualização.
  • Se for atualizar o BIOS de um notebook, certifique-se de que a bateria esteja completamente carregada, ou que tenha carga suficiente para garantir uma boa autonomia.
  • Se não for um notebook, procure utilizar um no-break. Como dito, se você der o azar de ter uma falta de energia no momento da atualização, é problema na certa.


 Existe a possibilidade de atualizar BIOS de placas mães antigas? SIM.

Se a sua placa mãe foi fabricada antes de 2008, provavelmente não vai conseguir fazer a atualização diretamente do sistema operacional. O procedimento é mais complicado e existem várias possibilidades, dependendo do modelo.

Os modelos mais antigos só podem ser atualizados através da troca do chip. Nesse caso, provavelmente não vai valer o esforço, pois esses chips não são facilmente encontrados no mercado.

Alguns modelos antigos possuem aplicativos específicos diretamente no chip onde o BIOS está. Eles são acessados diretamente na página inicial.

Você deve fazer o download do BIOS nova,gravá-lo em um disquete ou CD/DVD e reiniciar o seu computador, entrando no aplicativo, que pode ter vários nomes. O programa vai perguntar em que unidade o arquivo do novo BIOS está gravado e a atualização será feita em minutos.


Atenção: Bom galera, depois de terminar o processo de atualização do BIOS, vocês devem desligar completamente o computador por alguns segundos e depois só então ligá-lo para o primeiro boot.

Espero ter ajudado com esse tutorial super elaborado e muito bem explicado, qualquer duvida entre em contato por email, skype ou Fan page, até logo pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário