TUTORIAL - Como reinstalar o firmware do Storage ix2 Lenovo

Existe caso que ao formatar o HD do Storage ix2 Lenovo, se perde o firmware e o Storage não vem a iniciar, apresenta a luz vermelha constante, acusando problema no driver e para resolver o problema  só levando em assistência para fazerem a reinstalação do firmware.

Neste tutorial vou ensinar a como fazer a instalação do firmware do Storage ix2 Lenovo (StorCenter ix2)

Vamos lá para as etapas de recuperação:

Primeiramente vocês devem ter um pendrive acima de 4GB, de preferencia com LED e  fazer o download dos seguintes arquivos:

h4c-4.1.102.29716.exe (preparador do firmware)
ix2-ng-4.0.2.9960-recovery.zip (firmware antiga)
ix2-ng-4.1.308.34385.tgz (firmware atualizada)
IPSCAN (varredura na rede)

1 - Formate o pendrive para FAT32.

2 - Baixe o programa h4c-4.1.102.29716.exe.

3 - Descompacte o arquivo ix2-ng-4.0.2.9960-recovery.zip e adicione a pasta EMCTOOLS no pendrive recém-criado.

4 - Desconecte os cabos LAN e de ALIMENTAÇÃO.



5 - Conecte o PENDRIVE na USB do Storage ix2.

(porta usb)
6 - Enquanto segura o botão RESET, conecte o cabo de energia e segure-o por cerca de 1 minuto.

(botão reset)

(cabo de alimentação)

7 - Quando o led do USB começa a piscar, mostra que o sistema está lendo o PENDRIVE, solte o botão RESET.

8 - A leitura / gravação deve demorar cerca de 5 a 15 min e o dispositivo deve desligar automaticamente.

9 - Retire o pendrive, conecte a porta LAN e ligue o Storage ix2

10 - A luz branca deve funcionar por um minuto e então as luzes azul e branca devem piscar.

11 - Finalmente, a luz branca deve estar estável.

12 - Use um navegador para visitar seu ip (use IPSCAN para encontrar seu endereço facilmente, ele deve estar com o nome IOMEGA).

13 - Faça login no dispositivo de armazenamento em rede e navegue até o console de gerenciamento.

14 - Clique no ícone Sistema e, em seguida, clique em Atualizações de software.

15 - Na caixa de diálogo Adicionar Software, clique em Procurar ... e selecione o arquivo ix2-ng-4.1.308.34385.tgz.

16 - Clique em Carregar e permitir que o arquivo seja carregado no seu dispositivo. (Levará cerca de 5 minutos).

17 - Quando a atualização é carregada para o dispositivo de armazenamento em rede, a coluna Status indicará pronto para aplicar.

18 - Clique em Aplicar todas as atualizações pendentes para aplicar o processo de atualização ou atualização demora cerca de 5 a 10 minutos.

19 - Abra o recurso Atualizações de software e clique em Verificar atualizações para atualizar suas aplicações existentes. para ver se há novas atualizações.

Bom pessoal, esperto ter ajudado com esse tutorial, qualquer duvida deixe nos comentários.

25 comentários:

  1. qual o modelo de hd deve ser usado?

    ResponderExcluir
  2. nao consigo baixar o: ix2-ng-4.0.2.9960-recovery.zip

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lucas,

      O site da Iomega esta fora mesmo, irei upar o arquivo em outro link e disponibilizo novamente!

      Excluir
  3. Bom dia,

    Obrigado pelo artigo :), no entanto estou com alguns problemas:
    O link para o ix2-ng-4.0.2.9960-recovery.zip não esta a funcionar. Podes fazer o reupload do ficheiro? Depois de formatar a pen usb para fat32 o h4c-4.1.102.29716.exe esta-me a dar o seguinte erro: Unable to clean the removable drive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      O site da Iomega esta fora mesmo, irei upar o arquivo em outro link e disponibilizo novamente!

      Esta trazendo essa mensagem, por que possivelmente seu pendrive esta com alguma "trava" de segurança, impossibilitando o programa de gravar nele.

      Excluir
    2. Estive com o mesmo problema. execute o arquivo h4c-4.1.102.29716.exe como administrador!

      Excluir
  4. Bom dia. Este procedimento serve para o IX2-200 ou existe algum procedimento diferente para este modelo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não sei te informar sobre o modelo especifico Alessandro, mais voce pode entrar em contato com o suporte da Lenovo, eles passam o procedimento correto de cada modelo.

      Excluir
  5. Boa noite, Alguem esta conseguindo abrir o arquivo ix2-ng-4.0.2.9960-recovery.zip ? nao estou conseguindo extrair com o winrar. alguem pode me ajudar por favor estou precisando muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Breno,

      Voce pode tentar extrair com o 7-zip.

      Excluir
  6. Boa tarde, tenho um Iomega EZ Media e estou tentando instalar um novo HD, já que o antigo com o sistema danificou. Conhece algum procedimento pra esse modelo? Porque estou tentando usar esse do IX2 mas a luz só fica vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu e-mail caso queira entrar em contato willian@mwconsultoria.net

      Excluir
    2. Boa tarde Willian,

      Para esse procedimento referente a esse modelo, recomendo que entre em contato com a Lenovo, pois eles podem passar os procedimento corretamente.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá amigo,

    Quando tento formatar PenDrive da o seguinte erro "Error: -2147467259" e não faz a parte do LifeLine Device Imager Setup.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente alguma incompatibilidade com Windows 10 Enterprise, talvez.
      Fiz em um Windows 8.1 Pro, foi normal.

      Excluir
    2. Ola Lucas,

      Bom, esse erro não chegou acontecer comigo ainda, mais irei deixar anotado para futuros feedbacks.

      Obrigado!

      Excluir
  8. Olá bom dia, qual a senha do arquivo ix2-ng-4 ?.0.2.9960-recovery.zip

    ResponderExcluir
  9. O arquivo ix2-ng-4.0.2.9960-recovery.zip não vem como zip e não consigo descompactá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece o mesmo comigo, até tentei reinstalar com o arquivo sem descompactá-lo porém sem sucesso...

      Excluir
    2. Vou verificar os arquivos, caso estejam com problema, irei corrigir e retorno com a solução ;)

      Obrigado pelo feedback!

      Excluir
    3. Bom dia Senhores,

      O arquivo ix2-ng-4.0.2.9960-recovery.zip esta corrigido, esta upado no site do media fire.

      Qualquer outro problema, me contacte.

      Excluir