TUTORIAL - Como atualizar a força o BIOS do notebook Dell sem a bateria ou adaptador CA

Tem casos que é necessário atualizar o BIOS do notebook quando o adaptador CA ou se a bateria não estiver disponível. Quando você tenta atualizar o BIOS pelo Windows, o programa de atualização detecta se o adaptador CA ou
bateria está presente ou não, caso não seja detectado um dos dois a instalação não prossegue até que ele seja conectado. Se você precisar atualizar o BIOS e o adaptador CA e bateria não estiver funcionando ou não estiver disponível, há uma maneira de forçar a atualização.

Por isso que neste tutorial vou ensinar a como atualizar a força o BIOS do notebook Dell sem a bateria ou adaptador CA.


ALERTA: Se a bateria estiver com menos de 10% de capacidade, você pode forçar a atualização do BIOS a partir de um ambiente do DOS. Uma falha durante esse processo pode deixar inutilizável o sistema; o procedimento fica por conta e risco do usuário.

Vamos lá:

1 - Primeiramente vocês terão que preparar o pendrive para dar boot por ele, para isso, precisam do programa RUFUS, para fazer o download do programa clique AQUI.

2 - Com o RUFUS aberto você ira preparar o pendrive da seguinte forma, na caixa CRIAR DISCO BOOTAVEL COM, vocês irão trocar para FREEDOS e em seguida clica em INICIAR;





ALERTA: TODOS OS ARQUIVOS DO PENDRIVE SERÃO APAGADOS.


Obs: Assim que terminar o processo podem clicar em FECHAR



3 - Após a preparação do pendrive, vocês irão copiar o arquivo BIOS do notebook que vocês baixaram do site da DELL para a raiz do pendrive.


4 - Agora, vocês irão dar boot pelo pendrive, assim que carregar ele ira mostrar duas opções de teclado, BR e USA, escolha de acordo com seu teclado.

5 - Dentro do pendrive vocês irão digitar o comando DIR, ele ira mostrar todos os arquivos que estão dentro do pendrive.

6 - Assim que mostrar todos os arquivos, voce ira digitar com muita calma o seguinte comando:

M6500A07.EXE /FORCEIT

Obs¹: Deve digitar o nome do arquivo BIOS como esta no pendrive, se estiver tudo maiúsculo, deve digitar TUDO maiúsculo.

Obs²: o arquivo M6500A07.EXE é o nome do BIOS que estou atualizando, cada notebook terá o seu BIOS diferente, tome cuidado na hora de fazer o download no site da DELL.

7 - Em seguida mostrara a frase, START TO FLASH....[Y/N], aperte a tecla Y e ENTER, logo em seguida começara a atualização do BIOS.

8 - Ao terminar a atualização, mostrara a mensagem FLASH COMPLETALY !! SUCCESSUFL e sera reiniciado o notebook, retire o pendrive para não dar boot novamente por ele, e confira a versão pelo programa DXDIAG.

DXDIAG é um app nativo do windows, para executá-lo vocês podem procurar na barra de pesquisa por DXDIAG e executa-lo.

Pronto pessoal, BIOS atualizada, espero ter ajudado com esse tutorial e qualquer duvida deixe nos comentários.



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola Calanngo,

      Funciona sim!

      Tente refazer o processo com mais detalhes, vai funcionar!

      Abraços!

      Excluir
  2. Isso é bem especifico, tenho um Dell Inspiron 15R SE.
    Ele fica dando Test.
    Resumindo o amigo ai em cima ta certo, não funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, existe modelos que não funciona esse método mais, usando apenas o executável do site normalmente, o processo de atualização já roda com sucesso. ;)

      Abraços!

      Excluir
  3. Aqui funcionou num Inspiron 14R 5437 e nem precisei colocar o comando auxiliar em caixa alta.

    ResponderExcluir