DUVIDAS: Qual é a diferença entre e-mails, POP3, IMAP e o Exchange?


O envio e recebimento de e-mails se tornou parte de nossa rotina diária, no trabalho, em casa, tablets, celulares, etc. Você sabe como funciona o correio eletrônico? Logo abaixo mostro a diferença entre as várias formas de enviar e receber e-mail.
Clientes de e-mail & Webmail

Quando você usa o navegador de internet para acessar seu e-mail estará usando um webmail (Gmail, Yagoo, Hotmail, Uol, etc), esta é a maneira mais popular de se acessar o e-mail (correio eletrônico).

Agora, quando você usa Microsoft Outlook, Windows Live Mail, Thunderbird, Evolution, etc. Você está usando um cliente de e-mail para gerenciar seus e-mails, esse método é mais usado por pessoas que trabalham de forma profissional.
Webmail é uma aplicação operada através de um navegador de Internet, geralmente sem que o usuário precise baixar aplicativos ou softwares adicionais. Todo o trabalho, é feito por computadores remotos (ou seja, servidores e máquinas nas quais você se conecta através da Internet).
Clientes de e-mail são os programas que precisam estar instalados localmente, eles interagem com servidores de e-mail remotos para baixar, exibir, editar e as enviar mensagens.
A maior parte dos provedores de webmail permite aos usuários usar um cliente de e-mail configurado para acessar o seu serviço, é aqui que as coisas podem ficar um pouco confusas.
Se você tem um endereço de e-mail do Gmail e começa a enviar e receber e-mails através do serviço de webmail (usando seu navegador) o Google estará lhe oferecendo duas coisas, uma interface de leitura para suas mensagens e um serviço de recebimento e envio provido pelos seus servidores.
Agora digamos que você não gostou do novo visual do Gmail e por isso resolveu usar o cliente de e-mail Thunderbird, que por sinal é um ótimo programa.
Neste caso em vez de usar o cliente baseado na web (Webmail) para interagir com os servidores de e-mail do Google, estaremos usando um programa instalado em nosso próprio computador, que é o Thunderbird, para conectar ao servidor de correio eletrônico e visualizar e interagir com as mensagens.
O Google assim como a maioria dos outros provedores de webmail oferece os dois recursos, interface e serviço de envio e recebimento de mensagens. Você pode escolher usar os dois ou somente um mesmo.
Agora que já sabemos a diferença de Webmail e Cliente de e-mail, vamos começar a falar sobre os protocolos de rede por trás do funcionamento dos correios eletrônicos.

POP3: Post Office Protocol

O POP3 é a versão atual do Post Office Protocol, o protocolo ainda permanece como um dos mais populares no Internet. O modelo de funcionamento do POP permite o usuário a ler e processar as suas mensagens off-line a conexão com o servidor remoto, o protocolo trabalha nas seguintes etapas:
É estabelecida uma ligação TCP entre a aplicação cliente de e-mail e o servidor onde está a caixa de correio, depois da autenticação todas as mensagens serão transferidas da caixa de correio remota para o computador local sequencialmente e depois são apagadas do servidor.
O protocolo pode ser configurado para que as mensagens não sejam excluídas do servidor, se esta opção não for utilizada, você deverá usar sempre o mesmo cliente de e-mail para ler os correios eletrônicos e dessa forma manter um arquivo das suas mensagens, pois elas não estarem mais disponíveis em nenhum outro lugar. Ao final do processo a ligação com o servidor será terminada e o usuário poderá ler suas mensagens em modo off-line.

IMAP, Internet Message Access Protoco

Comparado com POP3, IMAP permite que os usuários façam login em vários clientes de e-mail ou interfaces de webmail diferentes e visualize as mesmas mensagens, isso porque os e-mails são mantidos nos servidores remotos até que sejam excluídos pelo usuário.
Hoje em dia temos a possibilidade de verificar o nosso e-mail em vários navegadores e dispositivos diferentes, de notebooks a celulares, dessa forma o IMAP tornou-se extremamente popular, no entanto ele também tem os seus problemas.
As caixas de entrada dos serviços de e-mail geralmente têm um tamanho limitado, se você tem um grande número de e-mails que deseja manter sem deixar que sua caixa fique cheia, usando o POP3 bastaria baixar todas as mensagens com um cliente de e-mail para o seu computador, o problema é que no caso do IMAP, quando você apagar a mensagem localmente ela também será apagada do servidor remoto. Para contornar esse problema é necessário fazer cópias locais arquivadas das suas mensagens importantes usando seu cliente de e-mail, e só depois excluí-las.
Microsoft Exchange, MAPI e Exchange ActiveSync

O MAPI (Messaging Application Program Interface) é um conjunto de funções desenvolvidas pela Microsoft, que permite que programas locais possam criar, manipular, transferir e armazenar mensagens eletrônicas, pulando toda parte técnica, em resumo podemos dizer que o MAPI possibilita a conexão entre as aplicações clientes e servidores de e-mail Microsoft Exchange e quando usado em conjunto o a tecnologia Exchange ActiveSync o IMAP torna-se capaz de criar sincronização de e-mails, contatos, calendários e outros recursos, tudo isso rodando em clientes de e-mail ou aplicações locais.

Como o Exchange e o MAPI são produtos da Microsoft, apenas as empresas que possuem seus próprios servidores de e-mail Exchange Server ou usam o Windows Live Hotmail serão capazes de usar o Exchange.
Muitas aplicações clientes de e-mail, incluindo a padrão do sistema Android e do iPhone (IOS) são compatíveis com o Exchange ActiveSync, proporcionando aos usuários do Hotmail funcionalidades de “nuvens” no mesmo estilo do IMAP, apesar de que o Hotmail não oferece verdadeiramente as funcionalidades do IMAP.
Bom pessoal, espero ter ajudado com esse esclarecimento de dúvidas referente aos protocolos de e-mails usados atualmente. Qualquer dúvida deixe nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário