SUPER DICA: Dicas de programação para iniciantes


Conheça as melhores dicas de programação para iniciantes

Em uma época em que a Internet está presente em vários aspectos do dia a dia, saber como programar é um conhecimento importante. Por isso, é importante estar por dentro de conceitos como HTML, Flash, instalar Java e PHP, por exemplo.


A programação envolve conhecimentos teóricos e práticos específicos, que exigem uma ampla pesquisa e um bom domínio de linguagens. Hoje em dia existe um farto material, tanto online quanto fora da web, que podem auxiliar quem quer encontrar dicas de programação.

Também é possível contar com cursos voltados para essa área, bem como vale também pesquisar dicas. Enfim, o fato é que com dedicação, empenho e curiosidade é possível adquirir um bom domínio das técnicas de programação.

Conhecendo algumas tecnologias e linguagens utilizadas

A carreira de programador é atualmente uma das mais promissoras no mercado atual. Em qualquer região do Brasil, um profissional da área tem a oportunidade de atuar nos mais variados tipos de empresas.

No entanto, para se dar bem nessa área, não basta apenas se interessar por computadores e Internet, pois é preciso ter um bom conhecimento do idioma inglês e também apreciar atividades que envolvam raciocínio lógico.

Justamente, por ter à disposição uma vasta fonte de informação envolvendo tutoriais, sites e vídeos na Internet abordando aspectos sobre programação é normal que o iniciante possa ficar perdido.

As linguagens de programação consistem em padrões de códigos que possuem elementos e símbolos específicos. Por meio dessas tecnologias é possível a criação e o desenvolvimento de programas que solucionam vários problemas em nosso dia a dia.

A linguagem Java

Surgida em meados dos anos noventa, a linguagem Java é uma das mais populares hoje em dia no segmento da programação, sendo uma ferramenta essencial para os profissionais que atuam nessa área.

A razão da sua importância reside no fato dessa linguagem ser uma das bases para a programação em tecnologia móvel, elemento muito importante nos dias de hoje graças ao elevado consumo de smartphones e tablets.

Além disso, ela conta com outras características de igual relevância, tais como:

Sintaxe acessível

Graças a essa acessibilidade ela é uma linguagem de fácil assimilação, sendo ideal tanto para os programadores que estão ainda iniciando quanto para aqueles que já contam com alguma experiência.

Orientação de objetos

Essa linguagem é uma das que melhor possuem orientação para objetos e classes, tornando-a bastante versátil para os mais variados recursos de programação.

É uma linguagem segura

A segurança é um dos pontos fortes da linguagem Java e, por isso, a torna uma das mais populares. Ao utilizar essa linguagem, sempre é efetuada a verificação de um programa antes dele ser executado.

A linguagem C

Ela foi criada no final da década de 70, ganhando destaque ao ser utilizada para escrever uma versão do sistema operacional Linux. Hoje em dia ela é uma das mais conhecidas e utilizadas.

Entre as suas características mais notáveis é válido mencionar a:

Simplicidade

É uma linguagem de perfil estruturado, o que a torna fácil de assimilar e bastante acessível. Além disso, conta com um conjunto de bibliotecas que a tornam ainda mais versátil.

Usabilidade

A linguagem C é utilizada em vários segmentos da área de programação. Sendo assim, essa linguagem pode ser aplicada no desenvolvimento de softwares de computação gráfica e também editores de texto.

Portabilidade

Atualmente alguns dos mais conhecidos sistemas operacionais existentes no mercado são escritos em linguagem C. Além disso, ela também possibilita a incorporação de códigos Assembly.

Os Sistemas Operacionais

Uma dica para aqueles que almejam se especializar em programação é também conhecer as características dos diferentes Sistemas Operacionais existentes no mercado. Não apenas o Windows, mas também o Linux e o Ubuntu.

Linux

Como você já conhece, o sistema de código aberto possibilita a sua alteração para outras pessoas ao redor do mundo, bem como ele é de livre distribuição.

Hoje em dia várias empresas fazem uso do sistema Linux justamente por ele contar com essa característica de poder ser personalizado. Além disso, o Ubuntu (também outro sistema operacional) é construído a partir do sistema Linux.

Ubuntu

Esse sistema operacional tem o objetivo de ser um sistema acessível para qualquer usuário, por isso ele é facilmente personalizado. Entre as suas características vale citar a sua acessibilidade.

Windows

Por vir instalado na maioria dos computadores, é o sistema operacional mais conhecido. Muitos profissionais de programação aprendem as técnicas nesse sistema.

Mac OS X

É o famoso sistema operacional desenvolvido pela Apple. Ele vem instalado em todos os computadores Mac. É válido que quem atua com programação também tenha conhecimentos acerca desse sistema.

Conclusão

Conhecer as noções básicas a respeito de programação é essencial para quem almeja seguir essa carreira e conquistar espaços importantes no mercado de trabalho.

Por isso, além de seguir essas dicas, é importante pesquisar sempre as novas tecnologias e sempre estar atento às mudanças e exigências do mercado.

Por fim, o que acha de compartilhar esse texto com aquele amigo que está pensando em atuar na área de programação, mas ainda não sabe por onde começar.


0 comentários:

Postar um comentário