DUVIDAS: O que é Backup e seus conceitos (Tipos, Gerenciamento e Utilização)


Nesta postagem irei explicar sobre o que é um backup, quais os tipos de backups, as mídias usadas para tal tipo de backup e alguns conceitos importantes para esse tema. Uma empresa que não tem backup, independente de se for pequena média ou grande, é algo imprescindível, pois a empresa depende de boa parte dos arquivos gerados.
Caso venha a perder ou sofrer ataques de criptografias, dependendo do grau do backup que a empresa tem ou não, pode vir a falir ou até mesmo a fechar de vez.

Vamos lá:

1 - Sobre Backup
O utilitário Backup ajuda a proteger os dados de perdas acidentais se ocorrerem falhas de hardware ou de mídia de armazenamento. Por exemplo, você pode usar o utilitário Backup para criar uma cópia dos dados que estão no disco rígido e arquivá-los em outro dispositivo de armazenamento. A mídia de armazenamento de backup pode ser uma unidade lógica, como um disco rígido, um dispositivo de armazenamento separado (Nuvem, Disco removível, Fitas organizados). Se os dados originais do disco rígido forem apagados ou substituídos acidentalmente ou se ficarem inacessíveis devido a um defeito do disco rígido, você poderá restaurar facilmente os dados usando a cópia gerada pelo backup.

2 - Tipos de Backups
Backups completos:
Este tipo baseia-se no backup de todos os arquivos. Se os dados sendo copiados nunca mudam, cada backup completo será igual aos outros. Esta similaridade ocorre devido ao fato de um backup completo não verifica se o arquivo foi alterado desde o último backup; copia tudo sem distinção para a mídia de backup, tendo modificações ou não. Esta é a razão pela qual os backups completos não são feitos o tempo todo. Fazer backup de 50Gb de dados todas as noites quando talvez 5Gb de dados foram alterados não é uma boa prática; por este motivo os backups incrementais foram criados.

Backups incrementais:

Ao contrário dos backups completos, os backups incrementais primeiro verificam se o horário de alteração de um arquivo é mais recente que o horário de seu último backup. Se não for, o arquivo não foi modificado desde o último backup e pode ser ignorado desta vez. Por outro lado, se a data de modificação é mais recente que a data do último backup, o arquivo foi modificado e deve ter seu backup feito. Os backups incrementais são usados em conjunto com um backup completo frequente (ex.: um backup completo semanal, com incrementais diários).
A vantagem principal em usar backups incrementais é que rodam mais rápido que os backups completos. A principal desvantagem dos backups incrementais é que para restaurar um determinado arquivo, pode ser necessário procurar em um ou mais backups incrementais até encontrar o arquivo. Para restaurar um sistema de arquivo completo, é necessário restaurar o último backup completo e todos os backups incrementais subsequentes. Numa tentativa de diminuir a necessidade de procurar em todos os backups incrementais, foi implementada uma tática ligeiramente diferente. Esta é conhecida como backup diferencial.

Backups diferenciais:
Backups diferenciais são similares aos backups incrementais pois ambos podem fazer backup somente de arquivos modificados. No entanto, os backups diferenciais são acumulativos, em outras palavras, no caso de um backup diferencial, uma vez que um arquivo foi modificado, este continua a ser incluso em todos os backups diferenciais (Até o próximo backup completo). Isto significa que cada backup diferencial contém todos os arquivos modificados desde o último backup completo, possibilitando executar uma restauração completa somente com o último backup completo e o último backup diferencial. Assim como a estratégia utilizada nos backups incrementais, os backups diferenciais normalmente seguem a mesma tática: um backup completo semanal, com diferenciais diários. O efeito de usar backups diferenciais desta maneira é que estes tendem a crescer um pouco ao longo do tempo. Isto posiciona os backups diferenciais em algum ponto entre os backups incrementais e os completos em termos de velocidade e utilização da mídia de backup, enquanto geralmente oferecem restaurações completas e de arquivos mais rápidas (devido o menor número de backups onde procurar e restaurar), os backups diferenciais merecem uma consideração cuidadosa

VANTAGENS E DESVANTAGENS
1 - Backup completo
Vantagens: Os arquivos são mais fáceis de localizar porque estão na mídia de backup atual. Requer apenas uma mídia ou um conjunto de mídia para a recuperação dos arquivos.
Desvantagens: É demorado. Se os arquivos forem alterados com pouca frequência, os backups serão quase idênticos.

2 – Backup incremental
Vantagens: Requer a menor quantidade de armazenamento de dados. Fornece os backups mais rápidos.
Desvantagens: A restauração completa do sistema pode levar mais tempo do que se for usado o backup completo ou diferencial.

3 – Backup diferencial
Vantagens: A recuperação exige a mídia apenas dos últimos backups completos e diferencial. Fornece backups mais rápidos do que um backup completo.
Desvantagens: A restauração completa do sistema pode levar mais tempo do que se for usado o backup normal. Se ocorrerem muitas alterações nos dados, os backups podem levar mais tempo do que backups do tipo incremental.

MÍDIAS DE BACKUPS
1 - Fitas
A fita foi o primeiro meio de armazenamento de dados removível amplamente utilizado. Tem os benefícios de custo baixo e uma capacidade razoavelmente boa de armazenamento. Entretanto, a fita tem algumas desvantagens. Ela está sujeita ao desgaste e o acesso aos dados na fita é sequencial por natureza. Estes fatores significam que é necessário manter o registro do uso das fitas (aposentá-las ao atingirem o fim de suas vidas úteis) e também que a procura por um arquivo específico nas fitas pode levar um bom tempo.

Por outro lado, a fita é uma das mídias de armazenamento em massa mais baratas e carrega uma longa reputação de confiabilidade. Isto significa que criar uma biblioteca de fitas de tamanho razoável não pesa no seu orçamento, e você pode confiar no seu uso atual e futuro.

As unidades de fita são uma opção interessante apenas para quem precisa armazenar uma grande quantidade de dados, pois o custo por MB (megabytes) das mídias é bem mais baixo que o dos HDs e outras mídias. O problema é que o custo do equipamento é relativamente alto e as fitas não são muito confiáveis, o que acaba obrigando o operador a fazer sempre pelo menos duas cópias para ter um nível maior de segurança. Para quem tem um pequeno negócio ou para usuários domésticos elas definitivamente não valem à pena.

2 - Discos
Nos últimos anos, os drives de discos nunca seriam usados como um meio de backup. No entanto, os preços de armazenamento caíram a um ponto que, em alguns casos, usar drives de disco para armazenamento de backup faz sentido. A razão principal para usar drives de disco como um meio de backup é a velocidade. Não há um meio de armazenamento em massa mais rápido. A velocidade pode ser um fator crítico quando a janela de backup do seu centro de dados é curta e a quantidade de dados a serem copiados é grande.

DICAS PARA TORNAR SEUS BACKUPS EFICIENTES
Rotule claramente seus backups, como por exemplo:  Nome da máquina, a unidade, a data do backup (muito importante) e o número do disco ou fita.
Mantenha seus backups em lugar seguro, fresco e seco. É melhor manter backup importante fora do local do micro, de forma que, se o seu escritório pegar fogo, seus backups não se queimarão. Se não você puder armazená-los fora do prédio do escritório por alguma razão, pelo menos mantenha-os em um andar separado, para que eles possam manter-se a salvo do local de desastres.
Não faça backups do que você não precisa. Se a sua empresa formatar o disco rígido de alguém e começar tudo do zero, desfaça-se dos backups uma vez que você tenha determinado que nada importante estava na unidade.
Teste seus backups periodicamente para assegurar-se de que eles funcionem. Calor, umidade e campos eletromagnéticos podem fazer com que seus dados se deteriorem.
Não mantenha backups por anos e espere que eles permaneçam intactos sem ajuda. As cargas positivas e negativas em seus discos tendem a neutralizar umas às outras, e um disco deixado na prateleira voltará lentamente a ter uma superfície virgem, a escrita irá lentamente enfraquecer a menos que você as regrave diariamente. Você pode dar vida nova a suas fitas copiando seus backups para um meio recentemente formatado e a seguir reformatar a fita antiga.

COMO ARMAZENAR OS BACKUPS
Para responder a esta questão, devemos considerar primeiro sob que circunstâncias os backups devem ser usados. Há três situações principais:

Pequenos e rápidos pedidos de restauração.
Grandes restaurações para recuperação de um desastre.
Armazenamento em arquivos, pouco usado futuramente.

Quando um usuário apaga um arquivo acidentalmente, ele pretende recuperá-lo imediatamente. Isto significa que a mídia de backup não pode estar há mais de dois passos distante do sistema para o qual os dados devem ser restaurados. No caso de um desastre que precisa de uma restauração completa de um ou mais computadores do seu centro de dados, se o desastre foi de natureza física, o que quer que tenha destruído seus computadores, também destruiria os backups localizados próximos dos computadores.

O armazenamento em arquivos é menos controverso. Já que a chance de ser utilizado para qualquer propósito é baixa, não haveria problema se a mídia de backup estivesse localizada há quilômetros de distância do centro de dados. As táticas para resolver estas diferenças variam de acordo com as necessidades da empresa em questão. Uma tática possível é armazenar o backup de diversos dias na empresa; estes backups são então levados para um local de armazenamento mais seguro fora da empresa quando os backups diários mais novos forem criados.

Uma tática seria manter dois conjuntos diferentes de mídia:
-          Um conjunto para pedidos imediatos de restauração
-          Um conjunto para recuperação de desastres

Bom galera, espero que tenham entendido um pouco sobre os backups, qualquer duvida deixe nos comentarios.

0 comentários:

Postar um comentário