TUTORIAL - Como criar uma GPO (Group Policy ou Diretiva de Grupo) para instalar o Google Chrome e configurar uma página inicial fixada


Neste tutorial vou ensinar a como criar uma GPO (Group Policy ou Diretiva de Grupo) para instalar o Google Chrome e configurar uma página inicial fixada.

Vamos lá:

1 – Antes de começar a preparar a GPO, vocês devem fazer dois downloads, primeiro é o Google Chrome pacote MSI, que pode ser baixado no link a seguir:


E segundo é os modelos de políticas, que podem ser baixados no link a seguir:

2 - Agora vocês precisam criar uma nova GPO, renomeiem como acharem melhor, depois clica sobre a GPO criada e depois em EDITAR.

3 – Primeiro vamos importar o modelo de política de grupo do Chrome. Navegue até CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR – POLITICAS – MODELOS ADMINISTRATIVOS.
4 - Clique com o botão direito nos MODELOS ADMINISTRATIVOS e selecione ADD/REMOVE MODELOS.



5 – Descompacte a pasta POLICY TEMPLATES, navegue até policy_templates\windows\adm\pt-BR e adicione o Modelo de Política CHROME e clique em FECHAR.



6 - Em MODELOS ADMINISTRATIVOS, uma nova árvore de pastas será adicionada, chamada de MODELO ADMINISTRATIVO TEMPLATES (ADM)


Pronto, já foi implementado as políticas do Google Chrome.

7 – Agora vamos preparar a instalação do Google Chrome na GPO.

Dentro do GPO criada, volte para CONFIGURAÔES DO COMPUTADOR – POLICES – CONFIGURAÇÔES DE SOFTWARE, clique com o botão direito em INSTALAÇAO DE SOFTWARE – NOVO – PACOTE.


8 – Selecione o pacote do Chrome MSI que foi baixado, selecione ATRIBUIDO e clique em OK



Agora iremos definir a página inicial por meio da política de grupo.

9 – Dentro da GPO criado, siga até CONFIGURAÇÕES DO COMPUTADOR – POLICES – MODELOS ADMINISTRATIVOS – MODELOS ADMINSTRATIVOS CLASSICOS (ADM) – GOOGLE – GOOGLE CHROME – PAGINA INICIAL.



Ative e defina o link da Web: www.google.com.br

Depois que as configurações da GPO forem habilitadas e salvas, execute o comando no CMD gpupdate /force na máquina cliente e reinicie a máquina.

Após a reinicialização ao abrir o Chrome, ele deve abrir diretamente o site mencionado na GPO.

Bom, GPO criada e testada com sucesso, espero que tenha entendido, qualquer dúvida deixe nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário