DUVIDAS: Qual a taxa de upload para transmitir (Streaming) ao vivo?

Essa dúvida sempre está na cabeça de quem está preste a começar a fazer transmissão ao vivo e muitas vezes uma estrutura de alto valor pode vir a fracassar por causa da velocidade da internet. Afinal, de que adianta investir R$ 50 mil reais em equipamentos e na hora de transmitir a conexão continua caindo e impossibilitando a transmissão. Por isso é importante entender esse processo e o que contratar na hora de escolher um link de internet.



COMO FUNCIONA?
Antes precisamos entender o funcionamento da transmissão.
O computador capta as imagens da câmera e transforma isso em pacotes que serão enviados ao servidor do Youtube, por exemplo, para distribuir aos computadores dos usuários, que fará a conversão desses pacotes para um formato de vídeo, quanto MAIS pacotes, mais informações e qualidade, quanto MENOR a quantidade de pacotes, menor a qualidade do vídeo.

O QUE É DOWNLOAD e UPLOAD?

DOWNLOAD: Quando assistimos um vídeo no Youtube estamos usando o DOWNLOAD da sua conexão, isso é, tudo que vem da internet para o nosso computador é chamado de DOWNLOAD.
UPLOAD: Quando enviamos uma foto para o Instagram, estamos usando o UPLOAD da conexão, isso é, tudo que SAI do seu computador e vai para a INTERNET é chamado de UPLOAD. E quando transmitimos um vídeo da nossa máquina para internet, usamos basicamente o upload de nossa conexão.

QUANTO TENHO DE DOWNLOAD E UPLOAD?
Através do site http://speedtest.net/ e entre outros sites de medição de velocidade, você pode medir a sua conexão do plano contratado, mas essa não é a velocidade real e vou explicar melhor.
Veja o meu caso, tenho um plano de fibra óptica com 45MB de Download e 45MB de Upload, então será que posso transmitir a 45MB de upload? Não, existe uma grande diferença entre Largura de Banda e Taxa de Transmissão.

O QUE É LARGURA DE BANDA E TAXA DE TRANSMISSÃO?
Largura de Banda ou Bandwidth é a largura total da banda que pode passar em nosso sistema de internet, no nosso caso temos uma fibra óptica ligada do servidor da provedora até a minha casa, se eles abrissem a banda total lá eu poderia facilmente ter 1GB de conexão, pois essa é a largura da banda do nosso cabeamento e o limite da minha placa de rede. Mas como contratei só 50MB eles liberam apenas 45MB de Download e 45MB de Upload.
Taxa de Transferência ou Bit Rate é a quantidade de informação por segundo (pacotes) que podem ser transferidos através da nossa banda.
Para descobrirmos qual é a nossa taxa de transmissão ou bit rate, a forma mais fácil de encontrar esse número é pegando a nossa largura de banda contratada e dividindo por 8.
Por ex; temos 45MB de upload, logo 45 / 8 = 5.625kbps, portanto estaríamos aptos a usar até 5,625kbps de UPLOAD em nosso software de transmissão ao vivo.

RESULTADO
No quadro a baixo vemos o resultado da imagem de uma transmissão feita em 720p, mas com 4.500kbps e no lado direito com a mesma resolução, mas com bit rate em 50kbps. Esse é um jogo que você terá que fazer para entender o que será prioridade na sua transmissão.

LEMBRE-SE DO ÁUDIO
Além da imagem uma transmissão ao vivo sempre tem um áudio e ele também pesa nessa conta de kbps, o ideal é usarmos qualidades entre 96 à 160kbps para o áudio em transmissão ao vivo.

FAÇA TESTES ANTES DE ENTRAR AO VIVO
Lembre-se de testar sua conexão antes no mesmo horário do evento ao vivo, as vezes você até consegue subir mais o bit rate além dessa conta sem ter muita perda de quadros e momentos da transmissão. Assim você poderá entrar ao vivo sem ter dores de cabeça e a pior coisa é a conexão cair no meio da live e os usuários saírem e não voltarem mais.
SIGA A TABELA DO PRÓPRIO YOUTUBE REFERENTE A SUA CONEXÃO



Bom pessoal, espero ter ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários.

2 comentários: