TUTORIAL - Como criar máquinas virtuais no computador com o programa VirtualBox

Ao precisar realizar alguns testes no computador ou apenas ter curiosidade de saber como é um sistema operacional, pode ser bem trabalhoso ter que formatar a máquina e depois reinstalar tudo o que estava nela para voltar a utilizá-la. Para estes casos existe uma alternativa mais eficaz, que fica seria as máquinas virtuais, capazes de simularem computadores e instalarem sistemas operacionais para testes sem afetar o que você tem em sua máquina local.

O VirtualBox, por sua vez, é um dos programas mais utilizados para este fim e pode ser utilizado em diversos sistemas como o Windows, Linux ou Mac. A seguir irei mostrar como criar e usar máquinas virtuais no VirtualBox.

Antes de prosseguir, é preciso ressaltar que o desempenho de uma máquina virtual nem sempre será o mesmo de um sistema que seja instalado diretamente em seu computador. Isto, na verdade, ocorre por uma série de fatores, que envolve desde a configuração da sua máquina local até os drivers suportados pelo sistema sendo emulado, que nem sempre são apropriados para as virtualizações.

REQUISITOS PARA RODAR UMA MAQUINA VIRTUAL

Quanto a parte de requerimentos de hardware, não existe uma configuração mínima recomendada para o uso do VirtualBox. Entretanto, é sugerido seguir algumas recomendações para uma emulação de um sistema com qualidade. Veja:

  • Processadores recentes: INTEL ou AMD (com suporte a virtualização).
  • 512MB de RAM, entretanto, quanto mais memória RAM possuir melhor será a velocidade da máquina virtual.
  • O espaço livre em disco varia com o requerimento do sistema a ser instalado, 

portanto, é recomendado ter um pouco mais de espaço do que o requerido para poder trabalhar com eles.

Além destes pontos, para fazer a instalação de um sistema na máquina virtual, é claro, você precisará da imagem dele. Este arquivo pode estar no formato ISO ou, caso tenha um leitor de CD/DVD, ele também poderá ser usado se você tiver o disco para instalação e um Pendrive bootavel, 

OBTENDO O VIRTUALBOX


OBS: USAMOS A VERSÃO 5.2.22, MAIS O PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO VALE PARA TODAS AS VERSÕES.

O programa a ser utilizado para esta tarefa é gratuito e a sua instalação é bem simples de ser realizada, onde as configurações da máquina virtual é que guardam alguns segredos. Confira:

1 - Acesse o site (https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads) oficial do VirtualBox e realize o seu download.




2 - Após concluir o download, faça a instalação normalmente. Não é necessário alterar nenhuma opção durante a instalação.

CONFIGURANDO O VIRTUALBOX

Com o aplicativo instalado, o primeiro passo a ser feito é definir onde ficarão armazenados os arquivos das máquinas virtuais.

1 - Abra o programa e, em sua tela inicial, clique em ARQUIVO e depois PREFERENCIAS.



2 - Em, PASTA PADRÃO PARA MAQUINAS, clique na SETA PARA BAIXO e vá em OUTRO



3 - Selecione o local desejado onde serão salvos os arquivos.

3 - Após selecionar a pasta, pode clicar em OK.

CRIANDO UMA MAQUINA VIRTUAL

Com a etapa acima concluída. agora chega a hora de realmente criar a máquina virtual, em que os primeiros passos serão a seleção do sistema a ser rodado. Portanto, neste momento, já tenha em mão o arquivo de imagem ou disco do que fará a instalação. 

Vamos lá:

1 - De volta a tela inicial do VirtualBox, clique em NOVO.



2 - Em NOME, defina apenas um nome qualquer para a máquina virtual. Ele servirá apenas para identifica-la na lista inicial do programa.



OBS: Durante o processo de preenchimento do campo NOME, o programa VirtualBox pode automaticamente entender o tipo e versão que você deseja instalar.

3 - Em TIPO e VERSÃO, você deve selecionar qual o sistema. Se o sistema operacional que você for instalar não estiver na lista, tanto em TIPO quanto em VERSÃO, existe as opções OTHERS, que são para itens fora da lista. Ou seja, mesmo não estando listado, existe a chance de você rodar o que deseja no VirtualBox.



4 - Com o nome, tipo e versão selecionados, pode clicar em PRÓXIMO.

5 - Agora, você deve definir a quantidade de memória RAM destinada a máquina virtual. A barra indica por cores como será a sua performance, sendo que o recomendado é sempre mantê-la no verde. Selecionado a quantidade de memoria pode clicar em PRÓXIMO.



6 - Como a maquina virtual é nova, selecione a opção CRIAR UM NOVO DISCO RÍGIDO VIRTUAL AGORA, aperte CRIAR para gerar o DISCO RÍGIDO. Não será necessário alterar parâmetros, a não ser que deseje um tamanho diferente do estipulado pelo VirtualBox.




7 - O próximo passo é escolher o tipo do disco, o VirtualBox ira apresentar 3 tipos, VDI, VHD e VMDK




  • O VDI é o formato nativo do VirtualBox. Nenhum outro software de maquina virtual fornece suporte a este formato.
  • O VHD é o formato nativo do Microsoft Virtual PC. Este é um formato que é popular entre os produtos da Microsoft.
  • O VMDK é desenvolvido pela VMWaire, mas, Sun xVM, QEMU, VirtualBox, SUSE Studio e .NET DiscUtils também suportam esse formato.


Caso forem usar a maquina virtual em outro programa do tipo, recomendo escolher outro tipo de disco, caso contrario podem escolher o VDI, em seguida clique em PRÓXIMO.

8 - Em seguida dese-se escolher se o arquivo contendo o disco rígido virtual deve crescer a medida em que é utilizado (Dinamicamente alocado) ou se ele deve ser criado já com o tamanho máximo (Tamanho Fixo).



Dinamicamente alocado - Ira utilizar o espaço em seu disco rígido físico a medida em que for sendo utilizado até um tamanho máximo pré-definido, mais não ira encolher caso seja liberado espaço nele.

Tamanho Fixo - Pode levar mais tempo para ser criado em alguns sistemas, mas geralmente possui acesso mais rápido.

Após escolher clique em PRÓXIMO.

9 - A próxima janela é para conferir o nome dado a maquina virtual e o tamanho alocado para o VDI, caso esteja tudo certo, pode clicar em CRIAR.



INSTALANDO O SISTEMA OPERACIONAL.

Agora que a máquina virtual já está criada, ela está quase pronta para ser iniciada. Entretanto, assim como um computador comum, ela requer um sistema para que possa ligar e ser utilizada. Para isso, devemos apontar o arquivo do sistema operacional a ser usado para formatar a maquina virtual.

1 - Clique sobre a maquina virtual criada com o botão direito e selecione a opção CONFIGURAÇÕES.



2 - Agora você está mexendo no HARDWARE da máquina virtual, selecione a opção ARMAZENAMENTO, depois em CONTROLADORA: IDE, estará como VAZIO, clique em VAZIO e depois sobre o ícone do CD e selecione a opção SELECIONAR ARQUIVO DE DISCO ÓPTICO VIRTUAL.



Selecionamos essa opção por que iremos usar uma imagem ISO, caso forem usar um CD/DVD, selecione DRIVE DO HOSPEDEIRO

3 - Após escolher a ISO do sistema a opção que estava em VAZIO ira ficar com o nome do arquivo ISO, depois podem clicar em OK



FINALIZANDO A MAQUINA VIRTUAL.

Na tela inicia do VirtualBox, basta dar um clique duplo sobre o nome da máquina, que ela iniciará. 

A partir deste momento, você só precisará realizar a instalação do sistema operacional, como faria tradicionalmente em um computador.



Ao navegar por outros itens das configurações, você poderá alterar parâmetros da placa de vídeo, interfaces USB emuladas e outros itens, entretanto, esta é uma parte mais avançada e que será mostrada em um próximo artigo.

Bom, espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer duvida deixe nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário