TUTORIAL – Como descobrir o seu código IBAN, SWIFT (BIC) dos bancos (ITAU, SANTANDER, BRADESCO, CAIXA, ETC.)


Neste tutorial irei ensinar a como descobrir o seu código IBAN, SWIFT (BIC) dos bancos (ITAU, SANTANDER, BRADESCO, CAIXA, ETC).

Se você precisa realizar transferências internacionais, se depara com algumas siglas solicitadas no meio do processo, tais como: IBAN, SWIFT e BIC, elas são necessárias para efetuar essas transações.
Se você não está acostumado com essas siglas ou nem sabe como fazer esses tipos de operação, é normal que elas gerem uma confusão e até dúvidas sobre seu uso correto. Se você precisa fazer uma transferência internacional é importante entender as diferenças entre cada um desses códigos. Por isso, preparei este tutorial para você para tirar as suas dúvidas e entender de vez o significado de cada um!

PARA QUE SERVE ESSES CÓDIGOS?
A fim de estabelecer um padrão universal e facilitar o trabalho de transferências internacionais, essas siglas foram criadas para identificar os bancos, permitindo a percepção padronizada dos dados na hora de realizar uma operação bancária entre países que não falam o mesmo idioma.

IBAN
Criada em 1997, a sigla IBAN significa International Bank Account Number (ou traduzindo, Número Internacional de Conta Bancária). Esse código identificar transferências internacionais de recursos para contas bancárias mantidas no Brasil.

No Brasil, é composto por 29 caracteres, como no exemplo, sendo:
BR3460746948021590001025487C1
BR: código do país.
34: 2 dígitos verificadores.
60746948: 8 caracteres numéricos correspondentes ao identificador da instituição financeira – ISPB, conforme lista de participantes do STR divulgada no sítio do Bacen.
02159: 5 caracteres numéricos correspondentes à identificação da agência bancária (sem dígito verificador).
0001025487: 10 caracteres numéricos correspondentes ao número de conta do cliente (com dígito verificador).
C: 1 caractere alfanumérico correspondente ao tipo conta, conforme dicionário de tipos do Catálogo de Mensagens e de Arquivos do SFN.
1: 1 caractere alfanumérico correspondente à identificação do titular da conta, de acordo com a ordem na listagem de titulares*.
OBS: Sendo “1” para o primeiro ou único titular, “2” para o segundo titular, “A’ para o décimo titular, e assim por diante, utilizando os caracteres alfabéticos de “A” a “Z” (incluindo “K”, “Y” e “W”) para os titulares a partir do décimo.

COMO GERAR O SEU CÓDIGO IBAN.
Entre no site https://iban-generator.appspot.com/#/make e preencha os campos corretamente, como mostra a imagem abaixo:

O QUE É O SWIFT (OU BIC)?
O código SWIFT, também conhecido como BIC (Bank International Code), é uma forma de identificação dos bancos. As duas siglas têm a mesma função: identificar qualquer instituição bancária no mundo inteiro através de um código universal único, que pode ter entre 8 e 11 caracteres. Esses códigos facilitam as transações financeiras entre bancos, principalmente se tratando de transferências internacionais. Os bancos podem ter mais de um código SWIFT ou BIC, para que cada região de atuação seja indicada de forma individual.

FORMAÇÃO DO CÓDIGO SWIFT.
Utilizando o exemplo do Banco Santander, em São Paulo, temos o seguinte código: BSCHBRSPSPO, onde: 
Os quatro primeiros caracteres "BSCH" identificam o banco.
Seguido dos dois caracteres "BR" que identificam o país
E dos dois caracteres "BR" que determinam a o estado sede.
O código também pode incluir mais três caracteres "SPO" para indicar o ramo de atuação, ou seja, o código do principal escritório do banco. 
Os sites dos bancos costumam disponibilizar os códigos SWIFT, mas caso não encontre o código específico do seu banco é recomendável que você entre em contato com a sua agência, uma vez que ela está vinculada à sequência de um banco principal. 
A utilização desses códigos facilita a vida das instituições financeiras e permite que pessoas que não falam o mesmo idioma e não moram na mesma localidade possam realizar transações bancárias de forma segura e padronizada. 

COMO SABER O CÓDIGO SWIFT DO SEU BANCO.
Entre no site https://abacusliquid.com/tag/codigos-swift-dos-bancos/ ou https://www.theswiftcodes.com/ (nesse site é preciso primeiro selecionar o País) e procure o código SWIFT na lista referente ao seu banco, como mostra a imagem abaixo:

(Site The Swift Codes)

(Site Abacusliquid)

 Bom, espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer duvida deixe nos comentários.

2 comentários: