TUTORIAL - Como bloquear a USB para uso de pendrives, HDs externos e celulares no Windows 10


Deixar outra pessoa utilizar o seu computador, sempre é bom ter uma atenção redobrada com tudo o que possa ser espetado nele. Como por exemplo, vírus e arquivos indesejados, pode vir por meio de pendrives, HDs externos e até mesmo celulares (que também podem ser reconhecido como unidade de armazenamento), que são facilmente conectados na máquina através de uma porta USB.
Caso você esteja em uma rede, existe políticas para fazer o bloqueio das USBs, mas se você usa a máquina fora de um domínio ou até mesmo uma maquina pessoal, existe uma maneira ainda mais simples para conseguir este resultado.

Vamos lá:

PRIMEIRAMENTE UM SUPER AVISO
Para realizar esta tarefa, será necessário fazer uma alteração em um dos registro do sistema. Com isso, é recomendado que você crie um ponto de restauração ou realize uma cópia de seus arquivos importantes antes de prosseguir com o procedimento. Além disto, é preciso dizer que o procedimento pode ser facilmente revertido.

Para adiantar o processo a seguir, eu criei um executável .BAT que já faz essas alterações com apenas dois cliques.
Para isso é preciso fazer um download dos arquivos, nesse LINK você conseguira fazer o download.
A pasta vira compactada com dois arquivos, um para desativar a USB e outro para ativar a USB.

Seguindo com o tutorial...

1 - Aperte junto as teclas WINDOWS + R para abrir a janela do EXECUTAR e entre com o comando REGEDIT aperte ENTER ou OK. 



2 - Pelo menu que fica localizado na parte esquerda da tela, navegue até este caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\UsbStor

3 - Dê um clique duplo sobre a chave START que esta do lado direito.

4 - Altere o valor atual para 4 e clique em OK

5 - Recomendo que reinicie a maquina. Após ter reiniciado a sua máquina, ao conectar um pendrive ou HD externo, não será mais possível fazer o acesso pelo EXPLORADOR DE ARQUIVO e não abrira o reprodução automática do Windows. Vale lembrar, que tal mudança, também pode afetar alguns telefones celulares, que as vezes se identificam como um dispositivo de armazenamento externo.
6 - Para reverter esta configuração, tudo o que você precisa fazer, é acessar novamente este mesmo registro e alterar o seu valor de volta para 3.
AVISO: Não apague o registro original em hipótese alguma, pois isto causará problemas dentro do sistema.
Pronto pessoal, agora, vocês já sabem como bloquear o uso de dispositivos de armazenamento USB em seu computador para deixa-lo mais seguro ao ser utilizado por outras pessoas.
Espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer duvida, deixe nos comentários.

Um comentário:

  1. Cara, muito obrigado!

    Agora os usuarios na empresa nao tras virus de casa kkkk'

    ResponderExcluir