TUTORIAL – Como bloquear sites para um determinado usuário (com IP, MAC ADDRESS, hostname) no SonicWall


Proteger e gerenciar o acesso à internet em uma empresa é cada vez mais importante e necessário. Devem ser observados dois pontos importantes na gestão do uso da internet em ambientes corporativos: segurança dos dados e produtividade da equipe.

O uso indevido da internet pelos colaboradores pode comprometer muito a produtividade da empresa. Esse desperdício de tempo pode ocorrer de inúmeras maneiras, nos acessos as redes sociais, tais como: Facebook, Instagram, e-mail pessoal, WhatsApp, Skype, sites de entretenimento, compras, esporte, etc.

Na maioria dos incidentes ou falhas de segurança, a porta de entrada para ataques ou instalação de vírus são principalmente os usuários que não conseguem identificar possíveis riscos e acabam clicando em links em mensagens de e-mail falsos ou links maliciosos na internet.

Com isso, venho trazer um tutorial muito eficaz no quesito bloqueio a site e segurança. Irei usar o SonicWall para realização desse tutorial, caso sua empresa já tenha esse Firewall, pode dar continuidade no tutorial, caso contrário recomendo que faça a aquisição desse firewall. Acesso o site https://www.optecit.com.br/ e faça um orçamento.

A SonicWall.
Há mais de 25 anos a SonicWall previne o cibercrimes, protegendo pequenas e médias empresas ao redor do mundo. Apoiada por pesquisas da Capture Labs Threat Network, premiada por detecção e prevenção em tempo real, combinados com os recursos formidáveis e a experiência de mais de 18.000 parceiros leais ao redor do globo - É a que garante a segurança de mais 1 milhão de negócios e redes de internet móveis, e-mails, Apps e dados. Esta combinação de produtos, inovação e parcerias entrega soluções em ciberdefesa em tempo real, ajustado às necessidades específicas de mais de 500.000 negócios em mais de 200 países ao redor do mundo. O resultado final: Você pode fazer Mais Negócios, Com Menos Insegurança.

Vamos lá:

1 - Ao logar no SonicWall acesse a opção FIREWALL e depois ACCESS RULES.


2 - Agora iremos selecionar o meio de conexão, em FROM selecione LAN e em TO selecione WAN.

3 - Após selecionar o tipo de conexão, clique em ADD.

4 - Essa parte tem que prestar bastante atenção nas opções de configurações.

Em ACTION selecione DENY;
Em SOURCE PORT selecione ANY
Em SERVICE selecione ANY
Em SOURCE selecione ANY
Em USERS INCLUDED você irá selecionar o usuário especifico ou o grupo de usuário especifico.

5 - Em DESTINATION você irá selecionar CREATE NEW NETWORK.



6 - Agora, é onde entra o que será bloqueado (SITE, IP, MAC ADDRESS);

Em NAME é o nome da regra que será criada;
Em ZONE ASSIGNMENT selecione WAN
Em TYPE selecione FQDN (caso for bloquear sites)
Em FQDN HOSTNAME preencha com o link do site que será bloqueado.

Com tudo preenchido corretamente, pode clicar em OK

Pronto, o site estará bloqueado para o determinado usuário ou grupo de usuário.


Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários.


Um comentário: