TUTORIAL - Como transformar o seu celular velho com sistema Android em uma câmera IP


A preocupação com a sua casa, empresa ou escritório aumenta cada vez mais devido à

violência e com isso, uma das tecnologias que se popularizaram nos últimos tempos foram as câmeras IP. Através delas, mesmo remotamente, de qualquer lugar do mundo, você consegue ver em tempo real as imagens do ambiente em que elas estão instaladas, sendo itens ideais para fazer a vigilância de um portão, cômodo, galpão, etc.

Caso você possua um celular com sistema Android, mesmo que antigo e ele esteja sem uso, saiba que é possível utilizá-lo no lugar de uma câmera IP, podendo até mesmo acabar economizando um pouco de dinheiro por não precisar investir em um equipamento novo. Logo abaixo, veja como transformar o seu celular velho com sistema Android em uma câmera IP.


Vamos lá:

PREPARANDO O CELULAR - INSTALANDO O APP IP WEBCAM

1 – Primeiramente temos tem que realizar a instalação de um programa no Android e conectar o celular a uma rede Wi-Fi ou 3g/4g/5g. Desta forma, será possível de um computador ou de outro celular, acompanhar as imagens em tempo real.

OBS: Caso você queira acessar esta câmera fora do ambiente de rede original, será necessário fazer o redirecionamento da porta TCP 8080 em seu roteador.

2 - O programa a ser utilizado no celular é gratuito, mas contém alguns recursos pagos, que não chegam a atrapalhar o seu funcionamento principal. Além disto, todas as principais funções avançadas dele funcionam sem depender da sua licença.
- Acesse a loja de Apps do Android (Google Play) e pesquise pelo app chamado IP Webcam;

- Clique em VIDEO PREFERENCES e conceda as permissões necessárias caso solicite;


- Em seguida, entre em LOCAL BROADASTING e defina um login e senha em LOGIN/PASSWORD;


- Após as configurações, toque em START SERVER, a última opção da tela inicial do programa e no vídeo, note que você ficará com um endereço IP destacado na parte de baixo dele, anote e guarde-o, iremos utilizar ele nos próximos passos.

COMO ACESSAR A IMAGEM DA CÂMERA

Existem dois métodos para acessar a imagem da câmera que está sendo transmitida em tempo real.
A primeira e mais usada, é por meio do navegador, acessando o IP do celular pela caixa de endereço, como se fosse acessar um site.
1 - Acesse o IP do celular no navegador de sua preferência e utilize o login cadastrado no aplicativo;

2 - No centro superior do site, em VIDEO RENDERER você deve escolher por qual meio você deseja visualizar a imagem, recomendo selecionar BROWSER e em AUDIO PLAYER pode escolher HTML5 WAV.

3 - Neste momento, você já estará vendo a imagem da câmera.

Ainda través desta primeira forma de acesso, você tem acesso a alguns recursos extras para serem ativados remotamente. Por exemplo, é possível iniciar uma gravação da imagem para um arquivo, ativar o Flash da câmera ou o modo de visão noturna, entre outras opções.

O segundo método é um pouco mais simples e envolve o uso de um player de vídeo como o VLC. Apesar de esta também ser uma forma eficaz para ter o acesso a imagem da câmera, ela possui menos opções de controle sobre a câmera, servindo apenas para a reprodução da imagem e áudio.
1 - No player, escolha a opção MÍDIA e depois ABRIR FLUXO RE REDE;

2 - Coloque o endereço IP seguida da porta que está no programa do Android, adicione um “/vídeo” ao final dele. Caso queira capturar o áudio, você deve adicionar “/audio”.

3 - Ira pedir as credencias cadastradas no app.


Ao colocar as credenciais a imagem ja começara a ser transmitida.


Pronto! Agora, vocês já sabem como deixar um celular com sistema Android funcionando como uma câmera IP. Também é possível configura o programa para que ele salve automaticamente os vídeos em um servidor, de forma que você possa saber o que aconteceu durante o dia.
Espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Um comentário:

  1. Estou usando o meu s3 mini para monitorar o quarto do bebe :D

    MUITO OBRIGADA!!

    ResponderExcluir