TUTORIAL - Como instalar e configurar o PJeOffice no Windows, MAC e Linux

O PJeOffice é um software disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para assinatura eletrônica de documentos para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). O objetivo do aplicativo é garantir a validade jurídica dos documentos e processos, além de substituir a necessidade do plugin Oracle Java Runtime Environment no navegador de internet e gerar maior praticidade na utilização do sistema.

Neste tutorial irei estar ensinando a como instalar e configurar o Pje de modo simples e eficaz, para isso você precisara do programa PJeOffice.

Vamos lá:

1 – Primeiramente você deve fazer o download do arquivo referente ao seu sistema operacional.

Windows 

MacOS 64 Bits

Debian 32 bits

Debian 64 bits

Unix

INSTALANDO NO WINDOWS 

2 – Após a conclusão do download, pode executar o arquivo baixado (PJeOffice.exe)

3 – Abrira uma janela de bem-vindo, pode clicar em AVANÇAR.


4 – Na próxima janela marque a opção CRIAR UM ÍCONE DA ÁREA DE TRABALHO e clique em AVANÇAR


5 – Em seguida pode clicar em INSTALAR, o processo de instalação não demorara.


6 – Ao final da instalar pode deixar marcado a opção EXECUTAR PJEOFFICE e clicar em CONCLUIR.


Pronto, até o momento o PJeOffice já está instalado na sua máquina, mas não está configurado para os certificados serem reconhecidos. Próximo passo é configurar o PJeOffice.

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone PJE que está localizado na SYSTEMTRAY (fica no canto inferior direito ao lado do relógio).

2 – Em seguida clique em CONFIGURAÇÕES DE CERTIFICADO.


3 – Ao executar pela primeira vez o PJe ele abrira em branco.

4 – Selecione a guia AVANÇADO e em providers irá aparecer os certificados que estão instalados em sua máquina, selecione o certificado que deseja utilizar e volte para a primeira guia PREFERENCIAS.

5 - Na caixa SOLICITAÇÃO DA SENHA DO CERTIFICADO, você irá escolher o melhor método que lhe convêm e depois em CONCLUIR.


- APENAS NO PRIMEIRO ACESSO: a senha do PIN será solicitada apenas no momento que logar no sistema, e demais assinaturas internas, não será necessário informar a senha novamente.

- APENAS NO PRIMEIRO ACESSO (COM CONFIRMAÇÃO): a senha do PIN será solicitada apenas no momento que logar no sistema, e demais assinaturas internas, não será necessário informar a senha novamente, após prosseguir dentro do sistema com protocolo de processos ou assinaturas em documentos será apresentado uma mensagem de confirmação.

- SEMPRE: a senha do PIN sempre será solicitada.


Pronto o PJeOffice está instalado e configurado no Windows.


INSTALANDO E CONFIGURANDO NO MAC

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone PJE que está localizado no canto superior direito (fica próximo ao relógio) e selecione a opção SISTEMA


2 - Na tela PJeOffice - Sistema, clicar 5 vezes seguida no número da versão que aparece na frente do nome PJeOffice (à medida que os cliques forem realizados, irá aparecer um texto informando quantos cliques faltam para habilitar o modo desenvolvedor). Após clicar 5 vezes aparecerá a mensagem: MODO DESENVOLVEDOR HABILITADO. Após habilitar o modo desenvolvedor, clicar em OK.



3 – Agora clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do PJE novamente que está localizado no canto superior direito (fica próximo ao relógio) e selecione a opção CONFIGURAÇÕES DE CERTIFICADO, a aba PKCS11 estará habilitada e permitirá a adição do seu certificado.

4 - Para adicionar o certificado manualmente, clicar em adicionar e dentro do diretório Macintosh HD, seguir o caminho das pastas: /usr/local/lib/. Nessa pasta adicionar o arquivo libaetpkss.dylib ou similar.

5 - O certificado aparecerá na aba avançado, clicar em cima do nome e será requisitado a inserir o PIN.

Passo 7: Realize o acesso utilizando o modo de assinatura Local ou PJeOffice e não o Java. Para mudar, clicar em cima do modo de assinatura e mudar o modo de acesso.

INSTALANDO E CONFIGURANDO NO LINUX

1 – Após realizar o download do arquivo correspondente você deve descompactar.

2 - Pelo terminal Linux, acesse a pasta correspondente ao arquivo descompactado.

3 - Execute o comando ./pjeOffice.sh &.


Pronto, o PJeOffice está instalado e configurado nos três sistemas, Windows, Mac e Linux. Qualquer duvida ou problema, deixe nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário