TUTORIAL - Como instalar e configurar o controlador Unifi (Ubiquiti)

Há anos a Ubiquiti é uma das líderes de mercado na fabricação de Access Points WiFi, possuindo um grande portfólio de diferentes modelos para atender todos os perfis de mercado, desde o consumidor final em residências e pequenas, médias e grandes empresas.

Todos os novos UniFi Access Points (UAP) são baseados na tecnologia WiFi mais recente, o padrão 802.11ac. Além disso, todos eles possuem múltiplas antenas (MIMO) e suportam recursos avançados para oferecer desempenho e estabilidade na conexão, resultando em maior qualidade de experiência dos usuários.

Vantagens do AP UniFi, tais como:
Maior ganho de Antena tanto em 2.4GHz quanto em 5GHz;
Maior potência, será útil em situações de maior atenuação;
Maior sensibilidade (o dobro da sensibilidade) tanto em 2.4GHz quanto em 5GHz;
Flexibilidade quanto a controladora, pode ser instalada local ou remotamente;
Preço baixo, comparado a outras marcas;

Com isso, nesse tutorial vou mostrar a como instalar o controlador UniFi, responsável por enviar todas as configurações feitas para o Ubiquiti, UAP (UniFi Access Points), terá mais tutoriais relacionados ao Ubiquiti, então, não deixe de visitar o site.

Vamos lá:

1 – Primeiramente você deve fazer o download do controlador UniFi, para isso, sempre recomendo o site do fabricante, clique AQUI e faça o download do arquivo, o nome do arquivo do controlador estará como: UniFi Network Controller 5.10.25 for xxxxx.


2 – Após o download, pode executar a instalação, não demora nada, super simples e fácil. Após o termino da instalação, pode deixar marcado a opção de inicializar o programa ao concluir ou executar o ícone da área de trabalho.


3 – O programa leva um tempo para startar, cerca de 2min no máximo. Para ter certeza que o programa está online, ele deve estar como STARTED e com o símbolo verde, como a imagem abaixo:


4 – Com o programa startado, existe dois botões:


HIDE: Ao ser selecionado, o programa ficara na área do SystemTray (na área de notificação do relógio)

LAUCH A BROWSER TO MANAGE THE NETWORK: Ao ser selecionado, o painel gerenciado será aberto no navegador.

5 – Selecione a opção LAUCH A BROWSER TO MANAGE THE NETWORK, o navegador será aberto no painel gerenciador do Ubiquiti.

Como o tutorial é ensinando a como instalar pela primeira vez o Ubiquiti, será aberto o SETUP WIZARD.

6 – A primeira parte devemos escolher o País em SELECT YOUR COUNTRY e Time Zone em SELECT YOUR TIMEZONE, após selecionar clique em NEXT.


7 – Próxima parte é CONFIGURE DEVICES, onde será listado os UAP (UniFi Access Point) para serem adotados, caso não tenha nenhum na rede ligado ou pronto para ser adotado, a lista estará em branco, pode clicar em NEXT.


8 – Agora será configurado o WIFI, em SECURE SSID será o nome do Wifi que você escolhera e em SECURITY KEY é a senha da rede Wifi, após preencher clique em NEXT.


OBS: Caso queira uma rede convidado (uma rede que não tem acesso a rede da principal), pode selecionar a opção ENABLE GUEST ACCESS.

9 – Na próxima parte é onde configuramos o acesso ao painel gerencial do UniFi e ao aparelho Ubiquiti, após preencher tudo, pode clicar em NEXT.


CONTROLLER ACCESS – Painel gerenciável do UniFi
ADMIN NAME é o nome de usuário;
ADMIN EMAIL é o e-mail que será enviado configurações que você selecionar dentro do UniFi;
PASSWORD é a senha de acesso ao painel gerenciável do UniFi;
CONFIRM PASSWORD você deve repetir o password;

DEVICE AUTHENTICATION – Credenciais para acessar o dispositivo Ubiquiti via SSH
ADMIN é o nome de usuário;
PASSWORD é a senha usada para acessar o dispositivo;

10 – Na janela seguinte te mostrara um pré-relatório do que foi configurado, após revisar e estando de acordo, pode clicar em FINISH.


11 – Uma janela do CLOUD UBNT será aberta solicitando para você se cadastrar, caso queira pode clicar em REGISTER NOW, caso contrário pode clicar em SKIP.


12 – A janela do UniFi será aberta na DASHBOARD, onde mostra quantos APs tem adotados, quantos usuários conectados, quantos usuários convidados tem conectados, sinal dos APs, etc.


Até aqui já instalamos e fizemos a pré configuração do UniFi, esperto que tenha gostado deste tutorial, qualquer dúvida deixe nos comentários.

Para mais detalhes sobre preço, cotação, modelos, etc, entre em contato com OPTEC IT SOLUTIONS

Um comentário: