TUTORIAL - Como instalar o SonicWall Analyzer e configurar relatorio de consumo de internet

Hoje em dia quando se fala em segurança da informação nas empresas, queremos saber o que é acessado na internet pelos usuários, nem sempre esse é o ponto inicial, mais sim o que acontece na rede em geral, com isso venho trazer um tutorial muito eficaz quando falamos em segurança. Neste tutorial irei ensinar a como instalar a ferramenta SonicWall Analyzer e configurar relatório de consumo de internet.


O SonicWall Analyzer é uma ferramenta de análise e relatório de tráfego baseada na Web que fornece informações históricas sobre a integridade, desempenho e a segurança da rede.

Em uma empresa, a segurança da informação é as políticas, processos e métodos que devem ser empregados para que a circulação de dados e informações seja segura e controlada, evitando que pessoas indesejadas façam uso ou ao menos tenham acesso a essas informações.

Vamos lá:

INSTALANDO A FERRAMENTA SONICWALL ANALYZER

1 – Primeiramente vocês devem fazer o download da ferramenta SonicWall Analyzer, para isso vocês devem acessar o portal mysonicwall.com, não opção DOWNLOADS, selecionar a categoria GMS – WINDOWS, neste tutorial estarei usando a versão 8.5 com PostGres.

2 – Após feito o Download, podem executar normalmente, aguarde o carregamento 100%.



3 – Assim que o instalador abrir, pode clicar em NEXT.



4 – Marque  a caixa I ACCEPT THE TERMS OF THE LICENSE AGREEMENT e clicar em NEXT.



5 – Na caixa ENTER INSTALL FOLDER PATH WITHOUT SPACES é o local onde sera instalado a ferramenta SonicWall Analyzer.



6 – O IP deve ser da máquina que está sendo instalado o Analyzer.

Por padrão o IPV4 ADDRESS FOR IDENTIFYING SONIWALL SERVER estará selecionado o IP do local onde está sendo instalado o Analyzer, caso o IP esteja errado, você pode clicar em OTHER e preencher com o IP certo.



7 – Próxima parte é configurar o meio de acesso pelo navegador.

Na caixa HTTP PORT altere para 8888 e na caixa HTTPS PORT altere a porta para 4443.



8 – O processo de instalação não leva muito tempo, no máximo 5min.



9 – Durante a instalação irá aparecer uma mensagem de alerta, pode clicar em OK.



10 – ALERTA: Ao final da instalação é necessário reiniciar a máquina, assim que clicar em DONE a máquina será reiniciada.



CONFIGURANDO A FERRAMENTA SONICWALL ANALYZER

1 – Após reiniciar a máquina, execute o atalho que foi criado na área de trabalho (SONICWALL UNIVERSAL MANAGEMENT SUITE)



2 – Ira abrir o painel UMH, os dados para o primeiro acesso é:

USER: admin
PASS: password

Em seguida você devera trocar essa senha para poder acessar

3 – Agora precisamos licenciar o Analyzer, em SYSTEM – STATUS, clique em REGISTER, no top.



4 – Ira pedir credenciais de acesso, acesse com a conta do mysonicwall.com que o Appliance foi registrado.

5 – Na caixa SERIAL NUMBER você deve digitar ANALYZER, na caixa AUTHENTICATION CODE pode deixar em branco, e na caixa FRIENDLY NAME você pode escolher qualquer nome, ex: YAMS-ANALYZER.



6 – Ao final, irá mostrar uma mensagem dizendo que o produto foi registrado com sucesso.



EM SYSTEM - STATUS NA LINHA LICENSE DEVE ESTAR: LICENSED FOR ANALYZER EM AZUL


7 – Agora iremos partir para configuração de credenciais do banco de dados, preenche as informações conforme solicitadas. Assim que preencher tudo pode clicar em UPDATE.



8 – Esse processo é meio demorado, leva de 15min a 20min.



9 – Assim que terminar, deve mostrar todos os updates com sucessos.



10 – Agora iremos configurar o SMTP para envio dos relatórios por e-mail. 

Acesse DEPLOYMENT SETTINGS.

Na caixa SMTP SERVER é o servidor de e-mail.
Na caixa SMTP PORT é a porta do servidor de e-mail.

Marque a opção USE AUTHENTICATION

Na caixa USER é o e-mail que será usado para autenticação.
Na caixa PASSWORD é a senha do e-mail.
Na caixa SENDER ADDRESS (FROM) é o e-mail que será usado para enviar os e-mails com relatório.
Na caixa ADMINISTRATOR ADDRESS (TO) repete o e-mail usado na caixa anterior.



Após preencher tudo, faça um teste antes, clique em TEST CONNECTIVITY

11 – Todas as etapas devem estar com sucesso. Com tudo certo, pode clicar em UPDATE



12 – No top deve aparecer a mensagem de SMTP PARAMETER SETTINGS UPDATE SUCCESSFULLY.



13 – Agora iremos partir para configuração dentro do SonicWall, acesse e siga ate a opção LOG SYSLOG e clique em ADD.




14 – Na caixa NAME OR IP ADDRESS você deve selecionar o objeto criado em ADDRESS OBJECTS com o IP da máquina que está o Analyzer instalado.



15 - Agora iremos partir para configuração da ferramenta SonicWall Analyzer, configurar relatórios e comunicação com Appliancce.

Se ainda estiver dentro do GMS, no canto superior direito clique em SWITCH 



ou acesse http://127.0.0.1:8888/appliance/applianceMainPage, selecione a opção FIREWALL e clique no sinal de MAIS (+)

16 – Deve ser preenchido todas as caixas;

UNIT NAME é o nome que diferenciara no painel do Appliance
SERIAL NUMBER é o serial do Appliance SonicWall
IP ADDRESS é o IP que é usado para acessar o Appliance SonicWall
LOGIN NAME é o usuário para acessar o Appliance SonicWall
PASSWORD é a senha para acessar o Appliance SonicWall
MANAGEMENT PORT é a porta usado para acessar o Appliance SonicWall



17 – Agora você deve voltar a acessar o Appliance SonicWall e seguir ate a opção LOG SETTINGS, no canto superior direito, clique em IMPORT LOGGING TEMPLATE.



18 – Na caixa SELECT A TEMPLATE deve ser selecionado a opção ANALYZER / VIEWPOINT / GMS, depois clique em APPLY.



19 – Volte para SonicWall Analyzer, portal GMS, http://127.0.0.1:8888/sgms/auth e acesse a DASHBOARD. Iremos configurar os template para os relatórios,

As guias DASHBOARD, FIREWALL e CONSOLE usam o flash player para poder rodar os menus, ative o flash no navegador e permita que o Analyzer possa usar.



20 – Primeiramente acesse MANAGE TEMPLATE, depois clique em ADD TEMPLATE.





21 – Na caixa NAME é o nome que será definido para esse novo template e que será usado para localiza-lo mais pra frente, em SELECT REPORTS você selecionara o que será registrado no relatório e enviado por e-mail.

Após preencher tudo, pode clicar em ADD e fechar a janela MANAGE TEMPLATE.





22 – Agora acesse a opção ADD A SCHEDULED REPORT (Dentro da guia DASHBOARD mesmo), 

em GROUP / DEVICE ira aparecer o dispositivo que foi cadastrado nas etapas anteriores (15 e 16), clique sobre o botão de play.



23 – Clique em USE TEMPLATES e selecione o template criado anteriormente, depois clique em NEXT.




24 – Agora será a parte da TASK INFO, configurações de como será enviado e os destinatários.

Na caixa TASK NAME é o nome da tarefa de envio do relatório.
Na caixa TASK DESCRIPTION é um resumo do que terá nesse relatório.

Em FORMAT / SETTINGS é o como sera gerado o relatório, PDF ou XML, diário (DAILY), semanal (WEEKLY) e mensal (MONTHLY).



Na parte EMAIL / ARCHIVE INFO marque a caixa EMAIL



Em E-MAIL DESTINATION escolha ADHOC USER e clica em ADD, insira um e-mail de destinatário.
Em E-MAIL SUBJECT é o assunto do e-mail.
E em E-MAIL BODY é o corpo do e-mail.



Após preencher tudo, pode clicar em NEXT.


25 – Próxima parte é o THEME INFORMATION, é como será o design do relatório.

A opção COVER LOGO você pode usar uma logo própria ou deixar a padrão mesmo.
Na caixa COVER TITLE é o título do relatório.
Na caixa COVER SUBTITLE é o subtítulo do relatório.



Assim que terminar de preencher tudo, clique em FINISH.

26 – Agora temos que fazer o teste de comunicação com o Appliance SonicWall para ter certeza que ele está enviando informações ao Analyzer.

Para isso acesse a guia FIREWALL, do lado esquerdo selecione a opção GLOBALVIEW (LOCALDOMAIN), depois a opção REAL-TIME VIEWER e depois SYSLOG.



27 - No canto superior direito selecione a opção CONFIGURAÇÕES, será aberto a janela GERENCIADOR DE CONFIGURAÇÕES, marque a caixa HABILITAR ENCAMINHAMENTO DO SYSLOG, um alerta ira aparecer, pode clicar em OK e depois clicar em ATUALIZAR.




28 – Agora, na mesma linha do botão configurações, clique em PLAY, se começar a carregar diversos SYSLOG na tela, significa que a comunicação foi realizada com sucesso.



Caso não carregue nada, pode ser bloqueio de firewall da maquina que está instalado o ANALYZER, será preciso liberar a porta 514 UDP, tanto para entrada e saída.
Com a comunicação com o Appliance SonicWall estando tudo certo, aguarde 1h para validar se o Analyzer está coletando as informações de acessos dos usuários.

Após 1h, você deve acessar o Analyzer GMS, na guia FIREWALL, selecionar o dispositivo cadastrado, depois ir ate a opção DATA USAGE, deve mostra o seguinte gráfico:



29 - Agora temos que fazer o teste de envio de e-mail do relatório. Para isso acesso a guia DASHBOARD e selecione a opção MANAGE SCHEDULED REPORTS.




Selecione o report criado e depois clica em ENVIAR E-MAIL / ARQUIVAR AGORA, ira aparecer alguns alertas, pode clicar em OK.

Na coluna ESTADO se ficar AMARELO significa que esta gerando o relatório, se ficar VERDE significa que o relatório foi enviado com sucesso.


Espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer duvida, deixe nos comentarios.

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