TUTORIAL - Como analisar a sua rede WiFi e descobrir possíveis gargalos.


Você que trabalha com instalações de redes WiFi ou quer saber como esta o seu WiFi, tanto em casa ou na sua empresa, quero lhe apresentar um APP que vai te ajudar e muito, o APP, WiFiman - O aplicativo UBNT Discovery e Speedtest, um aplicativo gratuito e sem anúncios, desenvolvido para Android e IOS.

Com o WiFiman - O aplicativo UBNT Discovery e Speedtest, você tem diversas opções, como:

- Descubra, lista e analisa facilmente dispositivos Ubiquit (UBTN) e de outros fabricantes.
- Executa e compartilha os resultados do Speedtest.
- Visualiza um histórico de resultados do Speedtest.
- Analisa redes WiFi próximas (incluindo canais e sinal).

O WiFiman varre toda a sua rede e mostra todos os dispositivos disponíveis com os detalhes (IP, HOST, MAC) usando os protocolos de descoberta Bonjour, SNMP, UPnP, NetBIOS e UBNT.

Neste tutorial vou ensinar a como instalar e a como usar o APP WiFiman - O aplicativo UBNT Discovery e Speedtest.

Vamos lá:

1 - Na sua loja de app no celular, pesquise por WifiMan e faça a instalação.



2 - Ao executar o APP clique em I'M IN e de permissão para localização.



3 - A primeira opção do APP é LIST, nela ira gerar uma listar todos os pontos Wifi (SSIDs) disponíveis ao seu redor e com informações detalhadas do sinal.



4 - A segunda opção do APP é CHANNELS, contendo os gráficos de canais, mostrando os canais em 2,4 GHz e 5 GHz e como eles estão sendo utilizados por redes sem fio próximas.



Se você clicar sobre a rede WiFi, você pode analisa-la, podendo visualizar a intensidade do sinal em um dispositivo ao longo do tempo, e com à medida que você avança no seu ambiente.

Outra causa comum de problemas no desempenho do WiFi é a interferência sem fio, que pode se originar de uma fonte externa ou de outros pontos de acesso na sua rede. Configurar o canal nos seus pontos de acesso é o mais ideal, com base em sua localização melhorará o desempenho e a estabilidade. O WiFiman fornece um gráfico de canal que é atualizado em tempo real e exibe todos os sinais sem fio próximos detectados pelo seu aparelho celular, incluindo cada ponto de acesso distinto nas redes sem fio.

5 - A terceira opção do APP é DISCOVERY, nessa opção ira fazer uma descoberta de dispositivos, ira verifica a rede e fornecer informações detalhadas sobre dispositivos conectados localmente.



6 - E a quarta e ultima opção do APP é SPEED TEST, essa opção faz um teste rápido da sua internet, testa a sua conexão à Internet para medir as velocidades de download e upload no servidor mais próximo.



OBS: Essa opção não recomendo muito, pois o servidor esta hospedado nos USA, com isso a velocidade pode não bater o total contratado.

LIMITES DO APP PARA AMBAS AS PLATAFORMAS



Bom pessoal, espero ter ajudado com esse tutorial simples e rápido, qualquer duvida deixe nos comentários. Ate a próxima.

6 comentários: