TUTORIAL - Como habilitar o Bitlocker em um computador sem TPM (Trusted Platform Module) e ativar o BitLocker

O Bitlocker do Windows é uma funcionalidade para criptografar toda a informação contida em seu HD ou SSD (como por exemplo, a unidade C: ou outra partição). Sempre que uma nova informação ou dado é acessado ele é descriptografado e depois criptografado novamente antes de ser gravado.

O Bitlocker usa, por padrão, um microchip chamado TPM (Trusted Platform Module) para armazenar suas chaves de criptografia. Isso faz que seu computador fique ainda mais seguro contra alguns tipos de ataques que tentam recuperar estas chaves.

Muitos dos casos, as maquinas não tem essa tecnologia (TPM), com isso sempre que tentar ativar o Bitlocker, você vai receber a mensagem abaixo:




Neste tutorial vou ensinar a como resolver esse problema, não sera usado nenhum programa de terceiro, apenas iremos modificar as politicas de grupo local do Windows.

Vamos lá:

1 - Primeiramente executem o CDM ou o Executar do Windows e digite gpedit.msc, o Local Group Policy Editor (Editor de Politica de Grupo Local) vai abrir. 

2 - Agora acessem na árvore da direita e escolha: Computer Configuration (Configuração do Computador) / Administrative Templates (Modelos Administrativos) / Windows Components (Componentes do Windows) / BitLocker Drive Encription (Criptografia de Unidade de Disco BitLocker) / Operation System Drives (Unidades do Sistema Operacional). 

3 - Do lado direito ira carregar uma lista, dê 2 cliques em Require additional authentication at startup (Exigir autenticação adicional na inicialização) na tela da direita.


4 - Na janela que abrir, clique em Enabled (Habilitado) e marque a primeira caixa Allow bitlocker without a compatible TPM (Permitir o BitLocker sem um TPM compatível), conforme a figura:


5 - De um OK e feche tudo, com isso já é possivel habilitar o bitlocker na unidade que voce desejar.

ATIVANDO O BITLOCKER

1 - Clique com o botão direito do mouse sobre a unidade C:, depois em Ligar Bitlocker, o windows vai perguntar onde você quer guardar sua chave de recuperação. Eu aconselho guardar em sua conta Microsoft, para não ter como perder ou um Pendrive.



2 - Em seguida ira perguntar se você quer criptografar o drive todo ou ir criptografando os dados conforme eles forem gravados. Vá pelo mais seguro, aconselho criptografar tudo, especialmente se você já usa seu computador faz um tempo.


3 - Pronto! Seus dados estão seguros. A partir de agora, perder ou ter o notebook roubado se torna um problema financeiro, pois o dados estarão seguros, o perigo de alguém acessar seus dados pessoais é ZERO.


Espero que esse tutorial tenha ajudado, qualquer duvida deixe nos comentários.

2 comentários: