TUTORIAL - Como configurar um Host Fixo (DDNS) no modem da VIVO


Hoje em dia para conseguir um IP fixo da sua operadora é muito burocrático e caro, com isso só resta partir para o IP Dinâmico mesmo. Neste tutorial irei ensinar a como atribuir um host fixo (DDNS - nome de domínio) para um endereço de IP de internet dinâmico, esse processo é muito útil para quem precisa criar servidores de jogos, servidores de website, servidor FTP, acessar servidores externos (tanto por TS ou alguma aplicação local) entre outros.


O que é DDNS?

Se você possui um endereço IP dinâmico, significa que recebe um endereço IP diferente cada vez que faz login no seu dispositivo ou reinicia o modem. Os endereços IP dinâmicos dificultam o uso para acessos externos e podem levar a vários problemas ao tentar acessar os serviços online. Um DDNS pode resolver esse problema.

Um DDNS (Sistema de Nome de Domínio Dinâmico) é um serviço de terceiros que rastreia as alterações no seu endereço IP externo e converte para um nome de host estático. Depois de configurado, qualquer alteração no seu endereço IP será atualizada no servidor de terceiros, mas o nome de host permanecerá o mesmo.

O que é nome de host?

Um nome de host é um ponto de referência estático e imutável para você usar nos seus acessos. Ao registrar seu nome de host estático na NO-IP, você poderá usar suas aplicações externas sem problemas, mesmo que o seu endereço IP externo seja alterado.

Vamos lá para o tutorial:

1 - Primeiramente você deve criar uma conta no site NO-IP e um HOST, clique AQUI para acessar o site.

2 - Após criar a conta, o host e ativar a conta no seu e-mail cadastrado no site NO-IP, você deve acessar o seu modem da VIVO.

3 - Acesse a opção DDNS, que fica em CONFIGURAÇÕES - REDE LOCAL - DDNS


4 - Você deve habilitar o DDNS, na caixa PROVEDOR você escolhe NO-IP, na caixa USUÁRIO e SENHA você digita o que foi criado no site NO-IP e na caixa NOME DO HOST você digita o HOST que você criou no site NO-IP, em seguida pode clicar em SALVAR.

5 - Agora devemos fazer um teste de ping, mais para isso, primeiramente devemos ativar o PING INTERFACE WAN no modem da VIVO também, por padrão esse opção é desativada.

Segue até a opção CONFIGURAÇÃO - FIREWALL, e habilite a opção PING INTERFACE WAN.

6 - Abra o CMD e faça o teste de ping para o nome do HOST que você criou e cadastrou no modem da VIVO.


Se o ping respondeu mostrando o IP externo, quer dizer que esta tudo certo.

Espero que eu tenha ajudado com esse tutorial, qualquer duvida deixe nos comentários.

3 comentários:

  1. Legal, ajudousim, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. No meu caso, tenho um DDNS coonfigurado no modem da vivo referente as cameras de segurança.
    Quando aço o teste de ping pelo nome do host ele me retorna um n° de IP, porém se consulto pelo site "meuip", traz outro n°.
    Se está cadastrado do DDNS não deveria trazer um único n° de IP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato,

      Ao fazer a consulta de IP pelo DDNS deve-se trazer o IP externo da sua operadora.

      Deve-se estar trazendo diferente pois pode se tratar de IP dinamico.

      Excluir