TUTORIAL - Como instalar e usar o Telnet no Windows

O que é o protocolo Telnet?

O protocolo Telnet é um protocolo de Internet que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet. Este protocolo fornece as regras básicas para permitir ligar um cliente a um intérprete de comando (do lado do servidor). O Telnet existe há mais de 50 anos, muito antes de aparecer a Internet.

Este sistema de transmissão de dados foi inventado pelas Forças Armadas Americanas para transmissão de dados entre bases militares. Foi disponibilizado ao público em 1977, tendo sido os radioamadores os primeiros a aproveitá-lo. Portanto, pode-se dizer que a Internet trabalha por cima do Telnet, servindo-se do seu sistema para funcionar.

Vamos lá:

1 - Por padrão o Windows não vem com o Cliente de Telnet habilitado, para habilitarmos devemos acessar o painel de controle digitando na busca do windows PAINEL DE CONTROLE ou no Windows em inglês CONTROL PANEL.
2 - Siga até PROGRAMAS e cliquem em ATIVAR OU DESATIVAR RECURSOS DO WINDOWS (Turn Windows features on or off), em seguida marque a opção TELNET e de OK.

O processo de instalação não demora, cerca de 2min no máximo.




3 - Testando o cliente Telnet, para utilizar o Telnet basta abrir um Prompt de Comandos (DOS) e utilizar o seguinte comando:

telnet [host ou ip] [porta]

Exemplo: telnet uol.com.br 80

Esse comando conecta o TELNET na porta 80 (usada para Web, ou seja sites) do servidor.

Pressione ENTER, se o console ficar vazio, significa que a porta esta aberta do destinatário.

Espero que tenha ajudado com esse tutorial, qualquer duvida deixe nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário