TUTORIAL - Como atualizar os Índices do GRRF usando Windows x64 bits


Existe diversos usuários que usam o Windows x64 bits que estão enfrentando erro ao executar a atualização dos índices do GRRF e neste tutorial vou ensinar a como solucionar esse problema.
A GRRF é uma guia usada para a retirada do FGTS no momento da rescisão de contrato em algumas condições específicas. Ela é feita pelo empregador a partir da integração de informações da folha de pagamento na plataforma da caixa, Conectividade eSocial.
É um documento importante, que traz vantagens tanto para o gestor quanto para o colaborador.
O que é GRRF?
GRRF é a sigla para Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS. O FGTS, como você já sabe, é o Fundo de Garantia de Tempo e Serviço, formado a partir de depósitos mensais que podem ser de 8% ou 2% do salário do empregado, conforme o caso. Esse fundo busca ajudar o profissional em casos de demissão sem justa causa e é uma obrigação do empregador realizar estes depósitos.
Assim, a GRRF é o documento que vai permitir ao profissional retirar o dinheiro armazenado no seu fundo de garantia e também os valores que são pagos em caso de desligamento.

Vamos lá:

Primeiramente vocês devem ter uma ferramenta de compactação instalado na máquina (existe diversas pelo mercado), mais podem usar o Winrar ou 7-Zip.

1 – Primeiramente vocês devem fazer o download do índice que deseja atualizar (corrente do mês). Sempre façam download no site da caixa (http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx).

2 – Com o arquivo baixado, agora temos que ativar a opção das pastas, para podermos visualizar a extensão do arquivo. Por padrão o windows não mostra as extensões dos arquivos.

Para isso vocês devem abrir as OPÇÕES DE PASTAS do Windows (Painel de Controle\Aparência e Personalização\Opções de Pasta).

Na guia MODO DE EXIBIÇÃO vocês iram desmarcar a opção OCULTAR AS ENTENSÕES DOS TIPOS DE ARQUIVO CONHECIDOS, depois só clicar em Aplicar e depois OK.


2 – Agora vocês iram voltar para a pasta onde foi salvo o arquivo do GRRF e vocês podem reparar que o arquivo agora exibe ao final do nome a extensão .ZIP.

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e depois extrair aqui, será extraído um arquivo com a extensão .EXE, o arquivo .ZIP anterior pode excluir.


Agora vocês irão renomear o arquivo .EXE, irão trocar a extensão para .ZIP, ira aparecer uma mensagem de confirmação, clique em SIM.


Reparem que o arquivo ficou com o ícone do compactador, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e depois extrair aqui, será extraído um arquivo com o nome IND_GRRF com a extensão .ZIP.


Com esse último arquivo extraído é o que será usado para atualizar o índice do GRRF.

3 – Execute o programa GRRF e sigam até a opção FERRAMENTAS – CARGA – INDICES DO FGTS.


Agora vocês irão navegar até a pasta de onde está o último arquivo extraído (IND_GRRF.ZIP), seleciona-lo e depois clicar em ABRIR.


O programa irá fazer a atualização e será mostrado a mensagem de atualização com sucesso, para verificar de fato a atualização, vocês podem ir em AJUDA – SOBRE.


Bom, espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer dúvida deixe nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário