TUTORIAL - Como atualizar os Índices do GRRF usando Windows x64 bits


Existe diversos usuários que usam o Windows x64 bits que estão enfrentando erro ao executar a atualização dos índices do GRRF e neste tutorial vou ensinar a como solucionar esse problema.
A GRRF é uma guia usada para a retirada do FGTS no momento da rescisão de contrato em algumas condições específicas. Ela é feita pelo empregador a partir da integração de informações da folha de pagamento na plataforma da caixa, Conectividade eSocial.
É um documento importante, que traz vantagens tanto para o gestor quanto para o colaborador.
O que é GRRF?
GRRF é a sigla para Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS. O FGTS, como você já sabe, é o Fundo de Garantia de Tempo e Serviço, formado a partir de depósitos mensais que podem ser de 8% ou 2% do salário do empregado, conforme o caso. Esse fundo busca ajudar o profissional em casos de demissão sem justa causa e é uma obrigação do empregador realizar estes depósitos.
Assim, a GRRF é o documento que vai permitir ao profissional retirar o dinheiro armazenado no seu fundo de garantia e também os valores que são pagos em caso de desligamento.

Vamos lá:

Primeiramente vocês devem ter uma ferramenta de compactação instalado na máquina (existe diversas pelo mercado), mais podem usar o Winrar ou 7-Zip.

1 – Primeiramente vocês devem fazer o download do índice que deseja atualizar (corrente do mês). Sempre façam download no site da caixa (http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx).

2 – Com o arquivo baixado, agora temos que ativar a opção das pastas, para podermos visualizar a extensão do arquivo. Por padrão o windows não mostra as extensões dos arquivos.

Para isso vocês devem abrir as OPÇÕES DE PASTAS do Windows (Painel de Controle\Aparência e Personalização\Opções de Pasta).

Na guia MODO DE EXIBIÇÃO vocês iram desmarcar a opção OCULTAR AS ENTENSÕES DOS TIPOS DE ARQUIVO CONHECIDOS, depois só clicar em Aplicar e depois OK.


2 – Agora vocês iram voltar para a pasta onde foi salvo o arquivo do GRRF e vocês podem reparar que o arquivo agora exibe ao final do nome a extensão .ZIP.

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e depois extrair aqui, será extraído um arquivo com a extensão .EXE, o arquivo .ZIP anterior pode excluir.


Agora vocês irão renomear o arquivo .EXE, irão trocar a extensão para .ZIP, ira aparecer uma mensagem de confirmação, clique em SIM.


Reparem que o arquivo ficou com o ícone do compactador, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e depois extrair aqui, será extraído um arquivo com o nome IND_GRRF com a extensão .ZIP.


Com esse último arquivo extraído é o que será usado para atualizar o índice do GRRF.

3 – Execute o programa GRRF e sigam até a opção FERRAMENTAS – CARGA – INDICES DO FGTS.


Agora vocês irão navegar até a pasta de onde está o último arquivo extraído (IND_GRRF.ZIP), seleciona-lo e depois clicar em ABRIR.


O programa irá fazer a atualização e será mostrado a mensagem de atualização com sucesso, para verificar de fato a atualização, vocês podem ir em AJUDA – SOBRE.


Bom, espero ter ajudado com esse tutorial, qualquer dúvida deixe nos comentários.

14 comentários:

  1. É um parto isso hein... absurdo tem que andar igual doido para importar um arquivo, se não fosse seu post aqui jamais conseguiria fazer... Caixa não facilita nada complica em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Thiago,

      Ao invés da Caixa ajudar com processos simples, acaba deixando mais complicado.

      Excluir
  2. Um dos melhores post's dos ultimos 20 ano de departamento pessoal, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Fico feliz que tenho ajudado tambem!

      Abraços!

      Excluir
  3. Meu Deus, vc salvou a minha vida!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Único que mostrou passo a passo e que dá certo! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado! ;)

      Muitos tem esse problema mesmo rsrs'

      Excluir
  5. Marcio veira10/11/2021, 10:29

    Caramba, me salvou em pleno 2021!
    Nunca que eu iria conseguir sem sua ajuda.
    Agradeço de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha-se Marcio.

      Sempre aqui para ajudar!

      Abraços!

      Excluir
  6. Muito obrigado por compartilhar este tutorial! Ajudou bastante!
    Que Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir